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Tudo em que acredito é inventado
Yukio Mishima, no livro Barakei / Killed by Roses, de Eikoh Hosoe (Tokyo: Shueisha, 1963)
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Palavras-chave

Imagem fotográfica
Proposição artística.

Como Citar

SEQUEIRA, A. . Tudo em que acredito é inventado. Studium, Campinas, SP, n. 41, p. 57–69, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i41.12621. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12621. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

O presente artigo busca apresentar algumas considerações de ordem pessoal acerca do Fotolivro Retratos da Garoupa da artista visual Fernanda Grigolin, a partir dos conceitos de ruína em Walter Benjamin, e Auto Fabulação poética de Serge Doubrovsky. Interessa-nos analisar as possíveis relações entre a natural incompletude de uma imagem fotográfica e os conceitos supracitados na elaboração de uma proposição artística que relaciona imagem e memória. Tomamos como hipótese a certeza que são precisamente as ficções que nos permitem estruturar nossa experiência do real, na medida que são capazes de operar – paradoxalmente – por ocasião da falência da imagem fotográfica enquanto potência de libertação.

 

https://doi.org/10.20396/studium.v0i41.12621
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Referências

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Retratos da garoupa, acesso ao livro completo: https://issuu.com/publicacoesiara/docs/flipbook_livro_retratos
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