Tudo em que acredito é inventado

Autores

  • Alexandre Sequeira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20396/studium.v0i41.12621

Palavras-chave:

Imagem fotográfica, Proposição artística.

Resumo

O presente artigo busca apresentar algumas considerações de ordem pessoal acerca do Fotolivro Retratos da Garoupa da artista visual Fernanda Grigolin, a partir dos conceitos de ruína em Walter Benjamin, e Auto Fabulação poética de Serge Doubrovsky. Interessa-nos analisar as possíveis relações entre a natural incompletude de uma imagem fotográfica e os conceitos supracitados na elaboração de uma proposição artística que relaciona imagem e memória. Tomamos como hipótese a certeza que são precisamente as ficções que nos permitem estruturar nossa experiência do real, na medida que são capazes de operar – paradoxalmente – por ocasião da falência da imagem fotográfica enquanto potência de libertação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Sequeira, Universidade Federal do Pará

Graduação em Arquitetura (1985) pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Artes (2010) e Doutorado em andamento em Artes (desde 2016), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Pará.

Referências

BASCHIROTTO, Viviane. “Livro de artista: palavra-imagem-objeto”. Revista Valise, Porto Alegre, vol. 6, n. 11, ano 6, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/download/62239/38080 . Acesso em: 8 abr. 2019.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. In: Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, vol. 1. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOLSA de Arte. A poética de Julio Plaza. Disponível em: https://www.bolsadearte.com/oparalelo/a-poetica-de-julio-plaza . Acesso em: 8 abr. 2019.

COLONNA, V. “Cést l’historie dún mot-récit…”. In: BURGELIN, C.; GRELL, I. & ROCHE, R.-Y. (orgs.). Autoficcion(s), Colloque de Cerisy. Lyon: PUL, 2010, pp. 397-415. Apud NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). Ensaios sobre autoficção. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 13.

FABRIS, Annateresa & COSTA, Cacilda Teixeira da Costa. Tendências do livro de artista no Brasil. Catálogo. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.

GRIGOLIN, Fernanda. Retratos da garoupa. São Paulo: Iara, 2010.

______. A fotografia no livro de artista em três ações: produzir, editar e circular. Campinas, SP: [s.n.], 2015. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Orientador: Fernando Cury de Tacca. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/284994/1/Grigolin_Fernanda_M.pdf . Acesso em: 8 abr. 2019.

NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). Ensaios sobre autoficção. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, vol. I. London: Phaidon Press, 2004.

PLAZA, Julio. “O livro como obra de arte (I)”. Revista Arte em São Paulo, n. 6, abr. 1982. Edição de Luiz Paulo Baraveli. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/expos/2013/julio_plaza/pdfs/o_livro_como_forma_de_artei.pdf . Acesso em: 11 abr. 2019.

Retratos da garoupa, acesso ao livro completo: https://issuu.com/publicacoesiara/docs/flipbook_livro_retratos

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

SEQUEIRA, A. . Tudo em que acredito é inventado. Studium, Campinas, SP, n. 41, p. 57–69, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i41.12621. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12621. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos