Banner Portal
Tudo em que acredito é inventado
Yukio Mishima, no livro Barakei / Killed by Roses, de Eikoh Hosoe (Tokyo: Shueisha, 1963)
PDF

Palavras-chave

Imagem fotográfica
Proposição artística.

Como Citar

SEQUEIRA, Alexandre. Tudo em que acredito é inventado. Studium, Campinas, SP, n. 41, p. 57–69, 2019. DOI: 10.20396/studium.v0i41.12621. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12621. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo busca apresentar algumas considerações de ordem pessoal acerca do Fotolivro Retratos da Garoupa da artista visual Fernanda Grigolin, a partir dos conceitos de ruína em Walter Benjamin, e Auto Fabulação poética de Serge Doubrovsky. Interessa-nos analisar as possíveis relações entre a natural incompletude de uma imagem fotográfica e os conceitos supracitados na elaboração de uma proposição artística que relaciona imagem e memória. Tomamos como hipótese a certeza que são precisamente as ficções que nos permitem estruturar nossa experiência do real, na medida que são capazes de operar – paradoxalmente – por ocasião da falência da imagem fotográfica enquanto potência de libertação.

 

https://doi.org/10.20396/studium.v0i41.12621
PDF

Referências

BASCHIROTTO, Viviane. “Livro de artista: palavra-imagem-objeto”. Revista Valise, Porto Alegre, vol. 6, n. 11, ano 6, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/download/62239/38080 . Acesso em: 8 abr. 2019.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. In: Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, vol. 1. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOLSA de Arte. A poética de Julio Plaza. Disponível em: https://www.bolsadearte.com/oparalelo/a-poetica-de-julio-plaza . Acesso em: 8 abr. 2019.

COLONNA, V. “Cést l’historie dún mot-récit…”. In: BURGELIN, C.; GRELL, I. & ROCHE, R.-Y. (orgs.). Autoficcion(s), Colloque de Cerisy. Lyon: PUL, 2010, pp. 397-415. Apud NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). Ensaios sobre autoficção. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014, p. 13.

FABRIS, Annateresa & COSTA, Cacilda Teixeira da Costa. Tendências do livro de artista no Brasil. Catálogo. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.

GRIGOLIN, Fernanda. Retratos da garoupa. São Paulo: Iara, 2010.

______. A fotografia no livro de artista em três ações: produzir, editar e circular. Campinas, SP: [s.n.], 2015. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. Orientador: Fernando Cury de Tacca. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/284994/1/Grigolin_Fernanda_M.pdf . Acesso em: 8 abr. 2019.

NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). Ensaios sobre autoficção. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

PARR, Martin; BADGER, Gerry. The Photobook: A History, vol. I. London: Phaidon Press, 2004.

PLAZA, Julio. “O livro como obra de arte (I)”. Revista Arte em São Paulo, n. 6, abr. 1982. Edição de Luiz Paulo Baraveli. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/expos/2013/julio_plaza/pdfs/o_livro_como_forma_de_artei.pdf . Acesso em: 11 abr. 2019.

Retratos da garoupa, acesso ao livro completo: https://issuu.com/publicacoesiara/docs/flipbook_livro_retratos
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.