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Ensaismo e utopia em um fotofilme de Chris Marker
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Palavras-chave

Fotofilmes
Leitura polissêmica.

Como Citar

ELIAS, Érico. Ensaismo e utopia em um fotofilme de Chris Marker. Studium, Campinas, SP, n. 36, p. 150–171, 2014. DOI: 10.20396/studium.v0i36.12545. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12545. Acesso em: 12 dez. 2024.

Resumo

Os fotofilmes são filmes realizados a partir de imagens fotográficas ou nos quais a fotografia tem presença preponderante. O fotógrafo e realizador francês Chris Marker foi pioneiro nas experimentações com o formato, a partir da década de 1960. O presente artigo retoma o contexto no qual surgiu o conceito de “filme de ensaio” e o relaciona ao fotofilme Si J’Avais 4 Dromadaires (1966), de Marker. Pretende-se demonstrar o que ocorre com um conjunto de fotografias quando transposto ao formato fílmico, em que cada imagem passa a ter uma duração determinada e fica submetida ao encadeamento imposto pela montagem. No caso do fotofilme de Marker, o comentário em voz over é usado de maneira inovadora, na forma de um diálogo entre amigos, o que confere uma leitura polissêmica das fotografias exibidas.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i36.12545
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