Banner Portal
Ensaismo e utopia em um fotofilme de Chris Marker
PDF

Palavras-chave

Fotofilmes
Leitura polissêmica.

Como Citar

ELIAS, Érico. Ensaismo e utopia em um fotofilme de Chris Marker. Studium, Campinas, SP, n. 36, p. 150–171, 2014. DOI: 10.20396/studium.v0i36.12545. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12545. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Os fotofilmes são filmes realizados a partir de imagens fotográficas ou nos quais a fotografia tem presença preponderante. O fotógrafo e realizador francês Chris Marker foi pioneiro nas experimentações com o formato, a partir da década de 1960. O presente artigo retoma o contexto no qual surgiu o conceito de “filme de ensaio” e o relaciona ao fotofilme Si J’Avais 4 Dromadaires (1966), de Marker. Pretende-se demonstrar o que ocorre com um conjunto de fotografias quando transposto ao formato fílmico, em que cada imagem passa a ter uma duração determinada e fica submetida ao encadeamento imposto pela montagem. No caso do fotofilme de Marker, o comentário em voz over é usado de maneira inovadora, na forma de um diálogo entre amigos, o que confere uma leitura polissêmica das fotografias exibidas.

https://doi.org/10.20396/studium.v0i36.12545
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. The essay as form. In: Notes to literature, Nova York: Columbia University Press, 1991. v.1

ALTER, Nora. Memory essays. In: BIEMANN, Ursula (Ed.). Stuff it: the video essay in the digital age. Zurique: Edition Voldemeer, 2003.

________. Translating the essay into film and installation. In: Journal of visual culture, v.6 [http://vcu.sagepub.com]. Los Angeles: 2007.

ASTRUC, Alexandre. O nascimento de uma nova vanguarda: a caméra-stylo. L’Écran français, n. 144. Paris: 1948. Versão em português traduzida por Matheus Cartaxo, disponível em http://www.focorevistadecinema.com.br/ FOCO4/stylo.htm.

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1980.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacres et simulation. Paris: Galilée, 1981.

BAZIN, André. Bazin on Marker. Film comment 39, n.4 (julho/agosto), 2003.

BELLOUR, Raymond. L’entre images 2: mots, images. Paris: P.O.L, 1999.

CORRIGAN, Thimoty. The essay film: from Montaigne after Marker. Nova York: Oxford University Press, 2011.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. São Paulo: Contraponto, 2002.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2008.

FLUSSER, Vilem. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

LUPTON, Catherine. Chris Marker: memories of the future. Londres: Reaktion Books, 2005.

MARKER, Chris. Commentaires. Paris: Editions du Seuil, 1961.

________. Commentaires 2. Paris: Editions du Seuil, 1967.

MONTAIGNE, Michel de. Essais. Paris: Pocket, 2009.

RASCAROLI, Laura. The essay film: problems, definitions, textual commitments. Framework, n. 2. Detroit: Wayne State University Press, 2008.

RICHTER, Hans. Der Filmessay: eine neue Form des Dokumentarfilms [1940]. In: BLÜMLINGER, C., WULDD, C. (Eds.). Schreiben bilder sprechen: texte zum essayistischen film. Viena: Sonderzahl, 1992. Excertos traduzidos para o inglês disponíveis em http://www.unc.edu/courses/2007spring/germ/060/001/
readings.html.

ROUD, Richard. A margem esquerda [1962]. In: Chris Marker bricoleur multimídia. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil, 2009.

SADOUL, Georges. A história do cinema mundial. Lisboa: Horizonte, 1983.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Studium

Downloads

Não há dados estatísticos.