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Docência universitária integradora: saberes e práticas compartilhadas na licenciatura em Biologia da UFRB
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Palavras-chave

Integração. Práticas. Saberes. Ensino inovador. Universidade

Como Citar

GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack; SILVA, Neilton da. Docência universitária integradora: saberes e práticas compartilhadas na licenciatura em Biologia da UFRB. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 70–80, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/8225. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A realização de experiências integradoras no âmbito do ensino universitário constitui-se numa estratégia qualificada à formação de profissionais, por meio de ações pedagógicas compartilhadas que, além de favorecer a aprendizagem, envolve a comunidade acadêmica. Iniciativas dessa natureza contribuem para a minimização da solidão pedagógica entre pares, e colocam os docentes universitários em sintonia com a dinâmica social e com o perfil de profissionais e cidadãos demandados pela sociedade contemporânea, já que possuem conhecimentos e atitudes necessários para transformá-la. Nesse sentido, objetivou-se nesse relato de experiência profissional socializar uma prática formativa integrada – expressão artístico-cultural, ensino, pesquisa e extensão – realizada com os estudantes do curso de Licenciatura em Biologia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a partir de diálogos com autores como Garcia (2013), Santos (2011), Barbier (2007), Tardif (2008), Freire (1996), entre outros. Os referenciais metodológicos adotados nas atividades pedagógicas desenvolvidas fundamentaram-se nos princípios da pesquisa colaborativa e de abordagens teóricas ancoradas numa perspectiva dialógica, evolvendo os professores dos componentes curriculares Organização da Educação Brasileira e Políticas Públicas; Avaliação e Educação, e estudantes do quarto semestre do curso mencionado. Os resultados das ações empreendidas deram conta de que a integração acadêmica é possível e que a vivência profissional da docência de forma colaborativa e inovadora amplia o processo de aprendizagem individual e coletiva, assim como, contribuem para a formação pessoal, acadêmica e profissional dos graduandos, docentes do magistério superior e da Educação Básica.
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Referências

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