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Mestrado profissional: a contribuição do Poleduc na qualificação de servidores das instituições de ensino superior no Ceará
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Palavras-chave

Pós-graduação
Mestrado Profissional
Técnico-administrativos em Educação

Como Citar

TEIXEIRA, Linnik Israel Lima; ALMEIDA, Antônio Jones Bezerra de; SOUZA, Werlon Marques; LIMA, Alberto Sampaio; SOARES, Maria Elias. Mestrado profissional: a contribuição do Poleduc na qualificação de servidores das instituições de ensino superior no Ceará. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 110–125, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/9033. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo objetiva caracterizar o perfil acadêmico-profissional dos servidores técnico-administrativos em educação, egressos do Mestrado em Políticas públicas da Educação Superior – POLEDUC/UFC e apresentar o cenário em que se inserem esses cursos no país. Enfocaram-se as contribuições desse nível acadêmico para a carreira do egresso, na ampliação de oportunidades e de qualificação do servidor. O trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa documental, censitária, exploratória e descritiva, na qual a unidade de análise foi composta pelos egressos do POLEDUC, pertencentes às turmas de 2007 a 2014. Os dados profissionais e acadêmicos foram obtidos dos Lattes dos egressos, entre os dias 15 a 22 de junho de 2016, Em um total de 146 egressos, excluindo-se os cancelamentos e desistências. O levantamento indicou que mulheres representam 99 (67,8%) e homens, 47 (32,2%) dos ingressantes. Do total, 113 estudantes (77,39%) são Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e 12 (8,22%) são docentes de IFES, ou seja, 85,61% dos ingressantes estão ligados à carreira do ensino superior público. Verificou-se também que apenas 46,57% dos egressos apresentaram algum tipo de produção científica durante seu tempo de curso, e apenas 32,87% publicaram após o mestrado. Quanto aos aspectos de continuidade na carreira, apenas 8,21% ingressaram em programas de doutorado e, entre os técnicos, cerca de 14% exerceram alguma atividade docente após o mestrado. Os resultados indicaram que a maioria dos egressos do POLEDUC não apresentou continuidade na carreira na perspectiva acadêmica.
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