Mestrado profissional: a contribuição do Poleduc na qualificação de servidores das instituições de ensino superior no Ceará

Autores

Palavras-chave:

Pós-graduação, Mestrado Profissional, Técnico-administrativos em Educação

Resumo

O presente estudo objetiva caracterizar o perfil acadêmico-profissional dos servidores técnico-administrativos em educação, egressos do Mestrado em Políticas públicas da Educação Superior – POLEDUC/UFC e apresentar o cenário em que se inserem esses cursos no país. Enfocaram-se as contribuições desse nível acadêmico para a carreira do egresso, na ampliação de oportunidades e de qualificação do servidor. O trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa documental, censitária, exploratória e descritiva, na qual a unidade de análise foi composta pelos egressos do POLEDUC, pertencentes às turmas de 2007 a 2014. Os dados profissionais e acadêmicos foram obtidos dos Lattes dos egressos, entre os dias 15 a 22 de junho de 2016, Em um total de 146 egressos, excluindo-se os cancelamentos e desistências. O levantamento indicou que mulheres representam 99 (67,8%) e homens, 47 (32,2%) dos ingressantes. Do total, 113 estudantes (77,39%) são Técnico-Administrativos em Educação (TAE) e 12 (8,22%) são docentes de IFES, ou seja, 85,61% dos ingressantes estão ligados à carreira do ensino superior público. Verificou-se também que apenas 46,57% dos egressos apresentaram algum tipo de produção científica durante seu tempo de curso, e apenas 32,87% publicaram após o mestrado. Quanto aos aspectos de continuidade na carreira, apenas 8,21% ingressaram em programas de doutorado e, entre os técnicos, cerca de 14% exerceram alguma atividade docente após o mestrado. Os resultados indicaram que a maioria dos egressos do POLEDUC não apresentou continuidade na carreira na perspectiva acadêmica.

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Biografia do Autor

Linnik Israel Lima Teixeira, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Antônio Jones Bezerra de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Kurios, Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

Werlon Marques Souza, Universidade Federal do Ceará

Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Administração e Segurança de Sistemas Computacionais e Graduado em Redes de Computadores pela Faculdade Estácio de Sá/FIC.

Alberto Sampaio Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará

Maria Elias Soares, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Letras. Licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, bacharel em Comunicação Social e em Direito, pela Universidade Federal do Ceará. Mestre, pela PUC/RJ.

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Publicado

2017-09-30

Como Citar

Teixeira, L. I. L., Almeida, A. J. B. de, Souza, W. M., Lima, A. S., & Soares, M. E. (2017). Mestrado profissional: a contribuição do Poleduc na qualificação de servidores das instituições de ensino superior no Ceará. Revista Saberes Universitários, 2(2), 110–125. Recuperado de https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/9033

Edição

Seção

Artigo