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As percepções de tutores de uma universidade federal a respeito de sua prática
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Palavras-chave

Percepções. Tutores. Educação a distância.

Como Citar

TONINI, Jefferson Muniz. As percepções de tutores de uma universidade federal a respeito de sua prática. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 21–37, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/8960. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este estudo apresenta como objetivos identificar e analisar as percepções sobre a prática de tutores que atuam em cursos a distância ofertados pela da Secretaria de Ensino a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo. Utilizou-se como ferramenta de pesquisa a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) para compreender como o trabalho docente é ressignificado nesta modalidade educacional, levando-se em conta as peculiaridades da prática pedagógica mediada no ambiente virtual, o qual apresenta como característica básica o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem com a ocupação de espaço e tempo diversos por professores e estudantes. Para tanto, as questões de pesquisa foram colocadas de modo a buscar entender o imaginário dos participantes do estudo a respeito da tutoria, bem como do processo de trabalho tutorial propriamente dito. Além disso, levantaram-se aspectos relacionados à aproximação e ao distanciamento das funções do professor e do tutor no contexto da educação a distância aqui investigado, que se fundamentam nos pressupostos do Sistema Universidade Aberta do Brasil, as competências necessárias para o desempenho das funções tutoriais, as potencialidades e as pontos de melhoria. Constatou-se, por intermédio da análise da legislação e de documentos oficiais, assim como a partir das falas dos sujeitos entrevistados, o caráter docente da atividade do tutor de cursos a distância. No entanto, evidenciaram-se questões relevantes que demandam o apontamento de possíveis soluções, quais sejam, a fragilidade do vínculo de trabalho do tutor, a baixa remuneração e a falta de reconhecimento da docência inerente à atuação desse profissional da educação. 

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