Banner Portal
O caso da implementação da integração de recursos humanos na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas: programa IntegraFOP
PDF

Palavras-chave

Administração. Recursos humanos. Estratégia. Comunicação. Integração.

Como Citar

FERNANDES, Fernanda Caroline; FERNANDES, Ana Claudia Fabbri Ceccato Montemor; CARONE, Ana Paula; SICA DE CAMPOS, André Luiz. O caso da implementação da integração de recursos humanos na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas: programa IntegraFOP. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 76–89, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/8128. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Considerando que a administração de Recursos Humanos é fundamental para o cumprimento de objetivos organizacionais, a integração de novos funcionários possui papel importante na estratégia empresarial. Cada colaborador necessita adaptar-se ao funcionamento de seu ambiente de trabalho, conhecer as políticas corporativas e também sentir-se parte da equipe de trabalho. Assim, verificou-se a necessidade de desenvolver um novo projeto de integração para Docentes, Servidores e Estagiários na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nesse sentido, e tendo em vista que a prática da administração depende não só da análise dos problemas atuais e futuros, mas principalmente da solução que o administrador tem para estas adversidades, busca-se com este relato de caso apresentar a atual estrutura de integração que foi desenvolvida na FOP. Por meio de tais ações foi possível estabelecer um melhor relacionamento profissional, humano e organizacional.  Deste modo, este relato de experiência poderá servir de base para despertar o olhar de outros integrantes da área de Recursos Humanos, no âmbito da UNICAMP e fora dela, tendo como horizonte a eficiência na interação interpessoal e a boa comunicação no ambiente de trabalho.

PDF

Referências

ARAÚJO, Rafaela; CARIOCA, Jacinta. MACHADO, Diego. Estratégia de integração para novos funcionários: um estudo de caso em uma indústria de transformação.

CARVALHO, Camila. O pensamento sistêmico nas organizações, Publicado em 22 Ago.2014. Disponível em:< http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-pensamento-sistemico-nas-organizacoes/80027/>. Acesso em 29 Jun.2016

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 194p

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Hobday M. Product complexity, innovation and industrial organisation. Research Policy, n. 26, p. 689-710, 1998.

JACOMINI, Luciana. O papel da comunicação nas organizações. Rev. Npi/Fmr. set. 2011. Disponível em: . Acesso em 29 Jun.2016.

LAPENDA, José. Planejamento estratégico e processo decisório, Publicado em 13 jul. 2012. Acesso em: 29 jun. 2016.

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Práticas de recursos humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2007.

Morrison EW and Robinson SL (1997) When employees feel betrayed: A model of how psychological contract violation develops. The Academy of Management Review 22(1): 226-256.

NICKEL, Danieli Cristine. Estratégias organizacionais, processo seletivo e integração normativa: estudo de caso na indústria automobilística. Revista FAE, Curitiba, v. 4, n.2, p. 37-52, maio/ago. 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2014.

OLIVEIRA, Djalma. Sistemas, Organização & Métodos: uma abordagem gerencial. 18ª ed. São Paulo: Atlas, 2009, p. 371-375.

SICA DE CAMPOS, A. & da Costa, J. (2014). Governança de redes e formalização da pesquisa e desenvolvimento (P&D): novos fatores para a análise da relação universidade empresa. In: Vessuri, H., Arellano, A. Kreimer, P. & Velho, L. (eds.) Perspectivas latinoamericanas en el estudio social de la ciencia, la tecnología y el conocimiento.

ULRICH, David. Os campeões de recursos humanos: inovando para obter os melhores resultados. São Paulo: Futura, 1998.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Diretoria Geral de Recursos Humanos. Oficina integração para ingressantes – programa ingresso. Publicado em 12 jan. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 de janeiro de 2015

XAVIER, Ricardo. Gestão de pessoas na prática: os desafios e as soluções. São Paulo: Gente, 2006. 152p. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2014

Creative Commons License
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.