Banner Portal
O processo de internacionalização nas universidades espanholas relato de visitas realizadas às universidades de Granada e Córdoba
PDF

Palavras-chave

Internacionalização. Universidade. Espanha. Brasil. Unicamp.

Como Citar

ALENCAR, Raphaela Fonseca Pansani de. O processo de internacionalização nas universidades espanholas relato de visitas realizadas às universidades de Granada e Córdoba. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 90–106, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/7595. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

O trabalho  em questão é fruto de visitas realizadas às Universidades de Granada e de Córdoba, na Espanha, em julho de 2015, patrocinadas pela Universidade Estadual de Campinas, por meio do Edital VRERI 2015 de Mobilidade de Funcionários. Os objetivos desse estágio consistiram em conhecer as estruturas e rotinas de instituições com larga experiência em cooperação acadêmica internacional, a fim de obter ganhos de desempenho em serviços de apoio ao ensino e à pesquisa e aperfeiçoamento profissional, bem como contribuir para a consolidação do projeto de internacionalização da UNICAMP. Essas visitas permitiram-me conhecer estruturas, rotinas, processos e serviços de instituições de referência no meu campo de trabalho; melhor compreender meus processos de trabalho e como aprimorá-los; apreender uma nova percepção da internacionalização e da importância do trabalho que desenvolvo na Universidade; aprimorar meus conhecimentos da língua espanhola e aproximar-me da realidade dos estudantes estrangeiros com quem convivo diariamente. Além dos aprendizados obtidos e da aplicabilidade dos mesmos na UNICAMP, esse artigo pretende estimular e intensificar a mobilidade internacional, especialmente no âmbito dos funcionários técnico-administrativos, considerando sua importância para o aperfeiçoamento profissional e para a excelência do servido prestado por instituições de ensino superior.

PDF

Referências

BORGES, Maria Creusa de Araújo. Reforma da universidade no contexto da integração europeia: o processo de Bolonha e seus desdobramentos. Educ. Soc., Campinas, v.34, n.122, p.67-80, Mar. 2013. Disponível em: http://migre.me/uZ4hF. Acessado em: 25 abr. 2016.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ciências Sem Fronteiras. Disponível em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf. Acesso em: 25 abr. 2016.

EUROPEAN COMMISION. Erasmus+. Disponível em: https://ec.europa.eu/programmes/

erasmus-plus/node_pt. Acesso em: 25 abr. 2016.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES Brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educ. rev., Belo Horizonte, v.27, n.1, p.93-112, abr. 2011. Disponível em: http://migre.me/uZ4np. Acesso em: 25 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DE CÓRDOBA. Programa Próprio Internacional da Universidade de Córdoba. Disponível em: http://migre.me/uZ4tn. Acessado em 25 de abril de 2016.

UNIVERSIDADE DE CÓRDOBA. Programa Tutores da Universidade de Córdoba. Disponível em: http://migre.me/uZ4uk. Acesso em: 25 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DE GRANADA. Carta de Serviços da Universidade de Granada. Disponível em: http://migre.me/uZ4id. Acesso em: 25 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DE GRANADA. Material desenvolvido pela Universidade de Granada para orientação dos alunos participantes de intercâmbio em 2015. Disponível em: http://migre.me/uZ4ms. Acesso em: 25 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DE GRANADA. Plano Próprio de Cooperação ao Desenvolvimento 2015 da Universidade de Granada. Disponível em: http://migre.me/uZ4pr. Acesso em: 25 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DE GRANADA. Plano Próprio de Internacionalização 2015 da Universidade de Granada. Disponível em: http://migre.me/uZ4q1. Acesso em: 25 abr. 2016.

UNIVERSIDADE DE GRANADA. Programa Mentores da Universidade de Granada. Disponível em: http://migre.me/uZ4rB. Acessado em 25 de abril de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Planejamento Estratégico da UNICAMP 2016 - 2020. Disponível em: http://migre.me/uZBVU. Acesso em: 15 set. 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais. Edital VRERI nº51/2015. Disponível em: http://migre.me/uZ4kd. Acesso em: 14 set. 2016.

Creative Commons License
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.