Banner Portal
Entrevista: José Tadeu Jorge fala sobre sistema educacional brasileiro
PDF

Palavras-chave

Sistema educacional brasileiro-Entrevista. Educação infantil-Entrevista. Formação acadêmica-Entrevista

Como Citar

JORGE, José Tadeu; PAULA, Maria Alice Cruz de. Entrevista: José Tadeu Jorge fala sobre sistema educacional brasileiro. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 108–114, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/6968. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Crianças de 4 anos têm de estar, obrigatoriamente, matriculadas em alguma escola desde a abertura do ano letivo de 2016, de acordo com a Lei de Diretrizes de Bases (LDB), mas a Educação está preparada para recebê-las? Um dos aspectos importantes para garantir qualidade do ensino ao longo da vida acadêmica destes novos escolares é a ampla compreensão do sistema educacional brasileiro, o qual ainda reserva alguns mistérios para a sociedade e até mesmo a profissionais diariamente entregues ao ofício de ensinar. Para o reitor da UNICAMP, José Tadeu Jorge, o sistema deve ser compreendido como um todo, e não como etapas avulsas, sem esquecer que este todo tem início no ensino infantil. Uma das mudanças necessárias, para Tadeu Jorge, é aprimorar o ensino infantil brasileiro, o qual, conforme o reitor deve servir de alicerce para toda a trajetória acadêmica de uma pessoa. Para Tadeu Jorge, os primeiros passos na formação educacional devem ser motivados com estrutura altamente qualificada que tenha como ator social a criança e não somente uma visão assistencialista na qual o sistema infantil foi criado para pais e mães “acomodarem” os filhos enquanto se dedicam à rotina de trabalho. Em entrevista à Revista Saberes Universitários, o reitor analisa o comportamento da sociedade, de profissionais da área e do governo diante do atual sistema de educação e lembra que a universalização do ensino médio, também implantada em 2016, deve estar aliada a uma proposta de melhoria da qualidade.

PDF

Creative Commons License
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.