Banner Portal
Entre a teoria e a prática: construindo caminhos e possibilidades de trabalho na creche
PDF

Palavras-chave

Creche. Relato de experiência. Desenvolvimento infantil

Como Citar

OLIVEIRA, Carla; PECCIN, Luciene Alves. Entre a teoria e a prática: construindo caminhos e possibilidades de trabalho na creche. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 41–49, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/6941. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Apresentar um pouco sobre o trabalho desenvolvido na Creche Área de Saúde (CAS) construindo possibilidades de atuação em que teoria e prática caminham juntas em prol do desenvolvimento integral das crianças é o objetivo central do presente artigo. Para tanto, apresentamos um breve histórico da origem das creches no Brasil ao final do século XIX, considerando as concepções teóricas pelas quais a creche, enquanto instituição voltada ao atendimento de crianças pequenas trilhou até chegar aos dias de hoje, em que faz parte da Educação Básica Nacional.  Também destacamos algumas das publicações nacionais importantes na atualidade que fundamentam a prática na educação infantil, e, por fim, dois relatos de experiências dentro da CAS exemplificam um pouco sobre nossa concepção e vivência em que buscamos um trabalho com cada vez mais qualidade para as crianças.

PDF

Referências

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Brasília: [s.n.], 1943.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: [s.n.], 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Brinquedos e brincadeiras na creche. Brasília: Manual de Orientação Pedagógica, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Consulta pública. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 02 jan. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases d Educação Nacional. nº 9.394 de 20 dez. 1996. Brasília: MEC, 1996.

KAECHER, Gládis. E por falar em literatura... In: CRAIDY, Carmem; KAECHER, Gládis (Org.). Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 81-88.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Educando a infância brasileira. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.469-496.

OLIVEIRA, Carla. Mulheres cuidadoras, mulheres professoras: história, memória e formação profissional na Creche Área de Saúde da UNICAMP. 2014. 192p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.

REIS, Magali Fagundes. A creche no trabalho... o trabalho na creche: um estudo sobre o Centro de Convivência Infantil da UNICAMP: trajetória e perspectivas. 1997. 179p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Divisão de Educação Infantil e Complementar. Diretrizes pedagógicas, 2013. Disponível em: http://www.dgrh.UNICAMP.br/documentos/produtos-e-servicos/dedic_diretrizes_

pedagogicas_professor.pdf. Acesso em: 02 jan. 2015.

Creative Commons License
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.