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Educação comparada
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Palavras-chave

Conceito de educação comparada
Dificuldades do método
Comparabilidade dos sistemas de educação
Alteridade
Eticidade.

Como Citar

SILVA, Karine Rocha Lemes. Educação comparada: o conceito que desafia. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 1, p. e019001, 2019. DOI: 10.20396/rbec.v1i0.9774. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/9774. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo trata de forma elementar do conceito da Educação Comparada, seus desafios e possibilidades. O interesse por essa linha de pesquisa vem crescendo no âmbito educacional, o que fomenta a necessidade de produzir textos que expliquem desde os conceitos elementares até discussões aprofundadas sobre o assunto. O trabalho propõe uma leitura de fácil entendimento para os iniciantes nessa linha de pesquisa de maneira a fornecer um conceito primário dos pontos mais relevantes para a pesquisa nesse campo. Para tanto, será utilizada a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental em artigos e livros que tratam do tema. O ato de comparar é apresentado como um processo de construção do conhecimento inerente aos que se propõe à investigação em educação e estudos sociais em geral. Enquanto linha de pesquisa, esse método, já há muito praticado, vem sendo aprimorado ao longo do tempo, alçando um tratamento mais cuidadoso na análise dos dados, e na observação do objeto pesquisado. Esta forma de investigação tem revelado contribuições muito importantes para a reflexão sobre a educação a nível mundial, inclusive na produção e análise dos indicadores de qualidade educacional.

https://doi.org/10.20396/rbec.v1i0.9774
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