Banner Portal
Afinal, a educação viaja bem?
PDF

Palavras-chave

Educação comparada
Transferência cultural
Globalização
Professor

Como Citar

GOMES, Candido Alberto; PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. Afinal, a educação viaja bem? . RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 2, p. e020001, 2020. DOI: 10.20396/rbec.v2i.12229. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/12229. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O núcleo central da educação comparada (EC) é a alteridade. A disciplina desponta com os albores da globalização, em busca, inclusive, de experiências nacionais exitosas. Em um excurso histórico de mudanças em suas bases teóricas e metodológicas, certas tendências hoje acentuam a avaliação global comparada dos alunos e a transferibilidade mundial de experiências. Acusada de imperialismo cultural ou assumindo posições respeitosas das diferenças, a EC reconhece vantagens e limitações das transferências. Ao contrário da redução a números e fórmulas quase universais, é prudente perspectivar diversas dimensões, inclusive intranacionais, para separar o imanente às culturas do que lhes transcende. 

https://doi.org/10.20396/rbec.v2i.12229
PDF

Referências

BARROSO, João. O estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, v. 26, n. 92, p. 725-751, 2005.

BARTLETT, Jamie. The people vs tech: how the internet is killing democracy (and how we save it). Londres: Ebury, 2018.

BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. Rio: Zahar, 2017.

BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark (Orgs.). Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Liber Livro, 2015.

BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark. Introdução. In: BRAY, Mark; ADAMSON, Bob; MASON, Mark (Orgs.). Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Liber Livro, 2015 a. p. 27-44.

CARVALHO, Luís Miguel. Intensificação e sofisticação dos processos da regulação transnacional em educação: o caso do programa internacional de avaliação de estudantes. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 136, p.669-683, jul.-set., 2016.

CASASSUS, Juan. A escola e a desigualdade. Brasília: Liber Livro, UNESCO, 2007.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

CUNHA, Célio da. Educação na América Latina: pressupostos e alcance de estudos comparativos. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 41, p. 153-174.

DE GAULEJAC, Vincent. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. São Paulo: Ideias e Letras, 2007.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

DURKHEIM, Émile. A evolução pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GANASCIA, Jean-Gabriel. Sciences in silico. In: ZARKA, Yves Charles; TAUSSIG, Sylvie; GODIN, Christian. Les révolutions du XXIe siècle. Paris: PUF, 2018. p. 151-162.

GOMES, Candido Alberto. A perspectiva comparada em educação: fator de imposição cultural. Forum Educacional, Rio, v. 13, n. 1-2, p. 26-45, fev./maio 1989.

GOMES, Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4. ed. São Paulo, EPU, 2012.

HALL, Edward T. The silent language. Nova Iorque: Anchor, 1990.

HENRY, M.; LINGARD, B.; RIZVI, F.; TAYLOR, S. The OECD, globalisation and

education policy. Oxford: Pergamon Press, 2001.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004

ISTP. International Summit on the Teaching Profession, OECD Publishing. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/international-summit-on-the-teaching-profession_23127090

OECD. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Education. Disponível em: http://www.oecd.org/education/>. Acesso em: 13 jul. 2018. Acesso em 16 jul. 2018

LA DATACRATIE. Pouvoirs, Paris, Du Seuil, n. 164, jan. 2018.

NÓVOA, António. The blindness of Europe: new fabrications in the European educational space. Sisyphus, Lisboa, v. 1, n. 1, p. 104-123, 2013.

OXFAM. Uma economia para os 99%. Relatório completo, 2017. Disponível em: <https://www.oxfam.org.br/sites/default/files/economia_para_99-relatorio_completo.pdf>. Acesso em: 16 dez. 2018.

PERRENOUD, Philippe. A ambiguidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. In: Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, do mesmo autor. Porto Alegre: Artmed Ed, 2001, p. 135-193.

RAMOS, Alberto Guerreiro. A redução sociológica. 2ª ed. Rio: Tempo Brasileiro, 1965.

SCHAFER, Wolf. Global civilization and local cultures. International Sociology, Londres, v. 16, n. 31, p. 301-319, set. 2001.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada

Downloads

Não há dados estatísticos.