Educação comparada

o conceito que desafia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbec.v1i0.9774

Palavras-chave:

Conceito de educação comparada, Dificuldades do método, Comparabilidade dos sistemas de educação, Alteridade, Eticidade.

Resumo

Este artigo trata de forma elementar do conceito da Educação Comparada, seus desafios e possibilidades. O interesse por essa linha de pesquisa vem crescendo no âmbito educacional, o que fomenta a necessidade de produzir textos que expliquem desde os conceitos elementares até discussões aprofundadas sobre o assunto. O trabalho propõe uma leitura de fácil entendimento para os iniciantes nessa linha de pesquisa de maneira a fornecer um conceito primário dos pontos mais relevantes para a pesquisa nesse campo. Para tanto, será utilizada a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental em artigos e livros que tratam do tema. O ato de comparar é apresentado como um processo de construção do conhecimento inerente aos que se propõe à investigação em educação e estudos sociais em geral. Enquanto linha de pesquisa, esse método, já há muito praticado, vem sendo aprimorado ao longo do tempo, alçando um tratamento mais cuidadoso na análise dos dados, e na observação do objeto pesquisado. Esta forma de investigação tem revelado contribuições muito importantes para a reflexão sobre a educação a nível mundial, inclusive na produção e análise dos indicadores de qualidade educacional.

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Biografia do Autor

Karine Rocha Lemes Silva, Universidade de Brasilia

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília, professora voluntária da Universidade de Brasilia, professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

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Publicado

2019-06-21

Como Citar

SILVA, K. R. L. Educação comparada: o conceito que desafia. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 1, p. e019001, 2019. DOI: 10.20396/rbec.v1i0.9774. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/9774. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos