Resumo
Este texto promove diálogos em dois níveis: (1) com autores internacionais e nacionais que discutem o tema da Educação Comparada e (2) com pesquisas das quais participei, entendendo pesquisa como projeto, organização do quadro teórico metodológico, coleta de dados, sistematização, socialização, divulgação do conhecimento produzido. O argumento principal deste estudo centra-se na necessidade de maior divulgação de estudos acadêmicos que comparem elementos que compõem os sistemas educacionais nacionais, cuja materialidade demonstra a possibilidade de ampliação para além do entendimento de que educação comparada dedica-se ao estudo dos sistemas educacionais nacionais. Esse estudo apresenta a necessidade de alargamento da noção de educação comparada de forma a abranger estudos que envolvam comparabilidade entre regiões, municípios, instituições de ensino para além de sistemas educacionais nacionais.
Referências
Andrade, A. C., & Rocha, C. S. (2012). Perspectivas de análise dos indicadores de qualidade da educação na rede municipal de São Leopoldo. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mimeografia.
Ascolani, A. (2008). Estrategias del Banco Mundial para el financiamiento de la educación en los países latinoamericanos. Educação, 31(2), 139–156. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2765
Barroso, J. (2003). Regulação e desregulação nas políticas educativas: tendências emergentes em estudos de educação comparada. In J. Barroso, A escola pública: regulação, desregulação privatização (pp. 19–48). Editora ASA.
Berchenko, P. (2002). A política da União Europeia e da Espanha no domínio da educação e cultura na América Latina. In H. Trindade, & J.-M. Blanquer, Os desafios da educação na América Latina (pp. 306–325). Editora Vozes.
Bereday, G. Z. F. (1972). Método comparado em educação. Editora Nacional / Editora da USP.
Bondan, D. E. (2022). O direito à educação inclusiva: um estudo sobre as precepções escolares / El derecho a la educación inclusiva: un estudio sobre las percepciones escolares [Tesis Doctorales, Universidade de Múrcia]. Digitum: Repositorio Institucional de la Universidad de Murcia. http://hdl.handle.net/10201/127745
Bondan, D. E., Werle, F. O. C., & Molina Saorín, J. (2022). Educação Inclusiva no Brasil e Espanha: discussão conceitual. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 30(115), 438–457. https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003550
Bray, M., Adamson, B., & Mason, M. (Orgs.) (2015). Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos (M. C. Nicholl, Trad.). Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade – Universidade Católica de Brasília; Liber Livro. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245741
Carvalho, L. M. (2001). A construção do conhecimento pedagógico e os seus especialistas: linhas de trabalho para uma investigação histórica e comparada sobre revistas de ensino. Revista História Da Educação, 5(10), 141–153. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30527
Carvalho, L. M. (2011). Multirregulação, comparações internacionais e conhecimento pericial: interpelando o PISA como provedor de conhecimentos e políticas. In A. Duarte, D. A. Oliveira (Orgs.), Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento (pp. 183–206). Fino Traço.
Castro, M. L. S. (2008a). Editorial. Educação, 31(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2771
Castro, M. L. S. (2008). A educação na América Latina: Antigos dilemas em novo contexto. Educação, 31(2), 182–188. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2769
Castro, M. L. S. (2013). Educação Comparada no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica. Educação UNISINOS, 17(03), 223–231. https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.3923
Costa, D. M. (2010). Tensões e influências no contexto das políticas de avaliação em larga escala: uma análise da participaçãp das confederações de trabalhadores em educação do Brasil e da Argentina [Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3813
Costa, D. M. (2020). Organização docente: contribuições da CNTE e da CTERA à escola pública democrática. Appris.
Dussel, E. (1993). 1942: o encobrimento do outro. Editora Vozes.
Ferreira, A. G. (2008). O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, 31(2), 124–138. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2764
Fonseca, J. A. L. (2014). Ampliação do tempo escolar: estudo comparado entre Brasil e Argentina [Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4167
Fonseca, J. A. L. (2015). Ampliação do tempo escolar: estudo comparado entre Brasil e Argentina. Casa Leiria.
Ghiso, A. (1994). De la negociación a la construcción de identidades. Revista Contexto & Educação, 9(33), xx–xx.
Gomes, C. A. (2014). Educação comparada no Brasil. In 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada [Processos de privatização de educação], 17-20 de setembro de 2014, Bento Gonçalves/RS. Recuperado de https://www.sbec.fe.unicamp.br/pf-sbec/eventos/eventos-realizados/6o-encontro-internacional-da-sociedade-brasileira-de-educacao-comparada/candido_alberto_gomes.pdf
Gomes, C. A. (2015a). Apresentação. In M. Bray, B. Adamson, & M. Mason (Orgs.), Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos (pp. 19–20). Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade – Universidade Católica de Brasília; Liber Livro.
Gomes, C. A. (2015b). Educação comparada no Brasil: esboço de agenda. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 96(243), 243–258.
https://doi.org/10.1590/S2176-6681/359313453
Gomes, C. A. , & Cunha, C. (2018). Eu e os outros, nós e os outros: perspectivas da educação comparada. Revista Lusófona de Educação, 41, 101–105. http://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle41.06
Hippeau, C. (1871). A instrução pública nos Estados Unidos: escolas públicas, collegios, universidades, escolas especiaes. Typographia Nacional.
Hippeau, C. (1874). A instrução pública na Inglaterra. Tipographia Nacional.
Hippeau, E. (1869). Cours d'economie domestique: leçons faites aux cours établis par l'Association pour l'enseignement secondaire des jeunes filles (rive droite) dans les mairies des Ier, IIe, XIe et XVIe arrondissements en 1867, 1868 et 1869. Hetzel.
Knight, J. (2020). Internacionalização da Educação Superior: conceitos, tendências e desafios. Oikos.
Lessard, C., & Carpentier, A. (2016). Políticas educativas: a aplicação na prática. Editora Vozes.
Linhares, C. F. S. (1994). A comparabilidade dos sistemas educativos: extravios e promessas para o novo século. Revista Contexto & Educação, 9(33), 7–25.
Madeira, A. I. C. (2008). Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço da língua portuguesa. Educação, 31(2), 103–123. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2763
Madureira, M. L. A., Brandão, C. F., & Laham, S. (2001). Panorama histórico da educação comparada: as contribuições de George Bereday. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 25(esp. 4) 1881–1898. http://doi.org/10.22633/rpge.v25iesp.4.15930
Mandelert, D., & Mello, J. C. R. da S. (2010). A defasagem escolar em camadas altas no PISA 2006: Brasil, Colombia, México e Argentina. In 33ª Reunião Anual da ANPEd [Educação no Brasil: o balanço de uma década], 17-20 de outubro de 2010, Caxambu/MG. Recuperado de http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT14-6659--Int.pdf
Manzon, M. (2015). Comparações entre lugares.In M. Bray, B. Adamson, & M. Mason (Orgs.), Pesquisa em educação comparada: abordagens e métodos (pp. 127–167). Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade – Universidade Católica de Brasília; Liber Livro.
Martins, T. de F. K. (2013). Defasagem idade/série na região do Vale do Rio dos Sinos: uma análise de políticas municipais de educação [Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3773
Martins, T. de F. K. (2015). Políticas municipais de educação e defasagem idade /série: uma análise regional. In B. Corsetti, F. O. C. Werle, & R. Fritsch (Orgs.), Avaliação em larga escala: políticas e práticas (pp. 93–99). Oikos.
Martins, T. de F. K. (2021). Políticas educacionais e distorção idade/série: contextos e desafios da Região Sul [Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9767
Ó, J. R., & Carvalho, L. M. (2009). Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno: 1880-1960: Estudos comparados Portugal-Brasil. Educa & Ui&dCE. http://hdl.handle.net/10451/6295
Pasini, J. de F. S. (2016). Políticas de avaliação em larga escala e o contexto da prática em municípios de pequeno porte do estado do Paraná (2005/2013) [Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6222
Pasini, J. de F. S. (2020). Políticas de avaliação em larga escala: análise do contexto da prática em municípios de pequeno porte. Appris.
Sander, B. (2008). Educação na América Latina: Identidade e globalização. Educação, 31(2), 157–165. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2766
Santos, A. P. dos. (2012). Gestão democrática nos sistemas municipais de ensino de Santa Catarina: implicações da avaliação em larga escala. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4046
Saviani, D. (2012). História comparada da educação: algumas aproximações. Revista História da Educação, 5(10), 5–16. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30500
Schriewer, J. (2018). Pesquisa em educação comparada sob condições de interconectividade global. (G. Korndöfer & L. M. Sander, Trads.). Oikos.
Silva, M. J. S. (2021). Gestão escolar e desigualdade social na escola pública [Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9822
Silveira, E. C. da (1994). A comparação como indagação historicizada da realidade: ideias para repensar o emprego da comparação na educação. Revista Contexto & Educação, 9(33), 26–40.
Soligo, V. (2015). IDEB e indicadores sociais na região sul: relações entre condições sociais e qualidade da educação. In B. Corsetti, F. O. C. Werle, & R. Fritsch (Orgs.), Avaliação em larga escala: políticas e práticas (pp. 67–79). Oikos.
Soligo, V. (2013). Qualidade da educação: relações entre características de contexto e os resultados das avaliações em larga escala nos municípios de pequeno porte da região sul do Brasil [Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4438
Storck, J.B.. (2016). As humanidades em tempos de neoliberalismo em duas universidades latino-americanas [Tese de Doutorado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos]. RDBU – Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5825
Streck, D. R., Abba, M. J., & Souza, C. S. S. (2019). Tendências e desafios da pesquisa em educação comparada: entrevista com Jürgen Schriewer. EccoS – Revista Científica, (50), e14551. https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14551.
Varela, J.. (1995). Categoria espaço-temporais e socialização escolar: do individualismo ao narcisismo. In M. V. Costa (Org), Escola Básica na virada do século: cultura, Política, currículo (pp. 37-56). FACED/UFRGS.
Verhine, R. E. (2008). Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa. Educação, 31(2), 166–172. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767
Vieira, S. L. (2011). Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 27(1), 123–133. https://doi.org/10.21573/vol27n12011.19972
Werle, F. O. C. (2008). Políticas de instrução pública no século XIX como eco de experiências internacionais. Educação, 31(2), 173–181. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2768
Werle, F. O. C. (2013). CMEs no Estado do Rio Grande do Sul: gênese e institucionalização. In D. B. de Souza (Org.), Mapa dos Conselhos Municipais da Educação no Brasil (pp. 209–228). Loyola.
Werle, F. O. C., Thum, A. B., & Andrade, A. C. de (2009). Processo nacional de avaliação do rendimento escolar: tema esquecido entre os Sistemas Municipais de Ensino. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 17(64), 397–419. https://doi.org/10.1590/S0104-40362009000300002
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Flávia Obino Corrêa Werle