Banner Portal
A Igualdade de Gênero na Pesquisa de Alto Rango na Universidade Autônoma de México:
PDF

Palavras-chave

Igualdade de gênero
Feminismo
Educação superior
México

Como Citar

CORTINA, Regina; QUEZADA, Romina. A Igualdade de Gênero na Pesquisa de Alto Rango na Universidade Autônoma de México: : uma lente feminista. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 4, n. 00, p. e022008, 2022. DOI: 10.20396/rbec.v4i00.15936. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/15936. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este estudo de caso da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), a maior e mais antiga universidade do México, examina a persistência das hierarquias de gênero no ensino superior mexicano. O capítulo explora maneiras de abordar tais hierarquias e contribuir para a emancipação das mulheres de uma perspectiva de direitos humanos. A análise investiga a presença e a influência de mulheres acadêmicas em diferentes níveis de carreira, áreas de estudo e acesso a salários mais altos na Universidade. Mostra que, de maneira geral, a criação de leis universais que apoiem a igualdade de gênero tem levado a avanços na paridade entre homens e mulheres no âmbito acadêmico. No entanto, também revela que as mulheres continuam a se esforçar para atingir cargos de pesquisa de alto nível porque a persistência de hierarquias e o teto de vidro impedem as realizações das mulheres com mais frequência do que as de seus colegas homens. A primeira parte do capítulo explica as mudanças positivas em relação à igualdade de gênero nos documentos de direito internacional, que por sua vez influenciaram o direito mexicano. A seguir, ela desenvolve um argumento baseado na teoria de Nathalie Heinich sobre a visibilidade das mulheres no mundo acadêmico para explicar por que elas enfrentam a barreira do teto de vidro nos níveis superiores de pesquisa, produção de conhecimento e posições de liderança. O estudo de caso dos acadêmicos da UNAM segue a discussão teórica e as contribuições da teoria feminista ao arcabouço dos direitos humanos para a igualdade de gênero hoje. Por fim, oferecemos recomendações sobre como as instituições de ensino superior podem apoiar melhor o avanço das mulheres na vida acadêmica.

https://doi.org/10.20396/rbec.v4i00.15936
PDF

Referências

Acosta Reveles, IL 2019, ‘Brecha de género en la universidad, productivismo y tecnologías de la información’, Encuentros Multidisciplinares, vol. 62, pp. 1-16.

Acker, S 1999, The Reality of Teacher’s Work: Never a Dull Moment, Cassell/Continium, London.

Buquet, A, Cooper, JA, Mingo, A, & Moreno, H 2013, Intrusas en la Universidad, UNAM, PUEG, Mexico City, Mexico.

Buquet, A, López, H, & Moreno, H 2019 Relevancia de los estudios de género en las universidades. Perfiles Educativos, vol. 42, no. 167, pp. 178-196.

Carrillo, AM 2002, Matilde Montoya: Primera Médica Mexicana, DEMAC, Mexico City, Mexico.

CIEG (Centro de Investigaciones y Estudios de Género) n.d., ‘Estudios y estadísticas’, viewed 11 August 2020, https://cieg.unam.mx/estudios-estadistics-igualdad.php

CIEG (Centro de Investigaciones y Estudios de Género) 2017, ‘Archivos Históricos del Feminismo’, viewed 12 September 2020, https://archivos-feministas.cieg.unam.mx/publicaciones/fem.html#a%C3%B1o

CEDAW (Committee on the Elimination and Discrimination against Women) 2010, ‘General Recommendation No. 28 on the core obligations of States parties under article 2 of the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women’, viewed 15 August 2020, https://documents-dds-ny.un.org/doc/UNDOC/GEN/G10/472/60/PDF/G1047260.pdf?OpenElement

Les chemins de la philosophie 2018, ‘Épisode 2: quelle place pour les femmes à l´université?’, Les chemins de la philosophie, 13 November. Presented by Adèle Van Reeth at Citéphilo 2018], viewed 23 July 2020, https://www.franceculture.fr/emissions/les-chemins-de-la-philosophie/quelle-place-pour-les-femmes-a-luniversite?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR3uL_b7ItVYvmu2Ncep-XYoqJWbiomPlM5IhbJvspI8kkOSDCfeyigvpgI#Echobox=1542115646

CONACYT (Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología) 2018, ‘Criterios específicos de evaluación. Área VII: ingenierías’, viewed July 22, 2020, http://www.conacyt.gob.mx/index.php/el-conacyt/sistema-nacional-de-investigadores/otros/marco-legal-sni/criterios-sni/13720-criterios-especificos-avii/file

CONACYT (Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología) 2018b, ‘Listado de investigadores vigentes por grado, nivel, adscripción, entidad federativa y área del conocimiento 2018’, viewed 21 July 2020, https://datos.gob.mx/busca/dataset/sistema-nacional-de-investigadores

CONACYT (Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología) 2020, ‘Reglamento del Sistema Nacional de Investigadores’, viewed 25 July 2021, https://www.conacyt.gob.mx/Reglamento-sni.html

Del Río, F. 2020, Las filósofas tienen la palabra, Siglo XXI Editores, Mexico City, Mexico.

DOF (Diario Oficial de la Federación), viewed 5 August, 2020, www.dof.gob.mx

EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales) n.d., ‘Banque de données sur l´invisibilisation de la pensée des femmes (d´un certain « plafond de verre » dans le monde universitaire)’, viewed 8 August 2020, http://cral.ehess.fr/docannexe/file/2711/invisibilisation_de_la_pensee_des_femmes.pdf

Galeana de Valadés, P 1990, Antología de mujeres universitarias, UNAM, Mexico City, Mexico.

García, AK 2020 ‘Día internacional de la mujer: 8 gráficos sobre la desigualdad de género’, El Economista, 8 March, viewed 22 July 2020, https://www.eleconomista.com.mx/economia/Dia-Internacional-de-la-Mujer-8-graficos-sobre-la-desigualdad-de-genero-20200308-0002.html

Hansen, D 2018, ‘Sor Juana Inés de la Cruz and the demands of education’, Education Theory, vol. 68, no. 4-5, pp.443-475.

Heinich, N 2018, ‘L’invisibilisation des apports théoriques, des créations conceptuelles: le vrai sexisme universitaire’, Le Monde Tribune, 11 October.

Heinich, N 2018b, ‘L´invisibilisation de la pensée des femmes, l´autre « plafond de verre »’, Le Monde, Tribune, 9 November.

IN Mujeres (Instituto Nacional de las Mujeres) 2019, ‘Acuerdo por el que se emiten las Reglas de Operación del Programa de Fortalecimiento a la Transversalidad de la Perspectiva de Género, para el ejercicio fiscal 2020’, DOF, 24 December, viewed 17 August, 2020, https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5582733&fecha=24/12/2019

ILO (International Labor Organization) 1951, Equal Remuneration Convention (No. 100), viewed 9 August, 2020, https://www.ilo.org/dyn/normlex/es/f?p=1000:12100:0::NO::P12100_INSTRUMENT_ID,P12100_LANG_CODE:312245,en:NO

ILO (International Labor Organization) 1975, Declaration on Equality of Opportunity and Treatment for Women Workers, viewed 9 August 2020, https://www.ilo.org/public/libdoc/ilo/P/09604/09604(1975-58-series-A)96-100.pdf#page=2

Loden, M n.d., ‘Revisiting the glass ceiling’, viewed 12 September, 2020 http://www.loden.com/Site/Site/Articles%20-%20Videos%20-%20Survey/C615CFE8-A70C-4E3A-9F81-8EACB0E087D0.html

MxCity 2020, ‘12 grandes heroínas que tendrán sus estatuas sobre el Paseo de la Reforma’, MxCity, 12 September, viewed 23 September, 2020, https://mxcity.mx/2020/09/12-grandes-heroinas-que-tendran-sus-estatuas-sobre-el-paseo-de-reforma/

OAS (Organization of American States) n.d., ‘Gender at the OAS’, viewed 27 July 2020, https://www.oas.org/en/CIM/gender.asp

SEGOB (Secretaría de Gobernación) 1953, ‘Decreto que reforma los artículos 34 y 115 de la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos’, DOF, October 17, pp. 1-2, viewed 9 August 2020, http://www.dof.gob.mx/nota_to_imagen_fs.php?cod_diario=199329&pagina=1&seccion=0

SEGOB (Secretaría de Gobernación) 1974, ‘Decreto que adiciona y reforma los artículos 4º, 5º, 3º y 123 de la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos, en relación con la Igualdad Jurídica de la Mujer’, DOF, December 31, pp. 2-3, viewed 9 August 2020, http://www.dof.gob.mx/nota_to_imagen_fs.php?codnota=4737525&fecha=31/12/1974&cod_diario=204144

UN (United Nations) n.d., ‘United Nations Treaty Collection’ [Online], viewed 27 July 2020, https://treaties.un.org

UN (United Nations) 1945, Charter of the United Nations and Statute of the International Court of Justice, viewed 22 July, 2020, https://www.un.org/en/charter-united-nations/

UN (United Nations) 1948, Universal Declaration of Human Rights, viewed 22 July, 2020, https://www.un.org/en/universal-declaration-human-rights/

UN (United Nations) 1979, Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination Against Women, viewed 28 July, 2020, https://www.ohchr.org/EN/ProfessionalInterest/Pages/CEDAW.aspx

UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) 2018, Contrato Colectivo de Trabajo, UNAM, Mexico City, Mexico, viewed 12 August 2020, https://www.stunam.org.mx/27contrato/historicoadminis/cccolectivo_2018-2020.pdf

UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) 2020, Agenda estadística 2020, UNAM, Mexico City, Mexico, viewed 23 July 2020, https://www.planeacion.unam.mx/Agenda/2020/disco/#

UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) 2020b, ‘Institutos, Centros y Programas’, viewed 5 August 2020, https://www.unam.mx/investigacion/institutos-centros-y-programas

UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) 2020c, ‘Filosofía y Letras. Horarios del semestre 2020-1’, viewed 23 October 2020, https://servicios-galileo.filos.unam.mx/horarios/ordinarios/0836

United Nations Dag Hammarskjold Library n.d. ‘Estados miembros fundadores de la ONU’, viewed 19 September 2020, https://research.un.org/es/unmembers/founders

UN Women n.d., ‘Beijing and its Follow-Up’, viewed 17 August 2020, https://www.un.org/womenwatch/daw/beijing/

UN Women Training Centre n.d, ‘Gender Equality Glossary’, viewed 15 August 2020, https://trainingcentre.unwomen.org/mod/glossary/view.php

UN Women & IN Mujeres 2018, ‘La igualdad de género’, viewed 15 July 2020, https://www2.unwomen.org/-/media/field%20office%20mexico/documentos/publicaciones/2019/igualdad%20de%20genero%202018%20web.pdf?la=es&vs=2011

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Regina Cortina, Romina Quezada

Downloads

Não há dados estatísticos.