A concepção teórico-política do projeto Future-se e a concepção de internacionalização da educação

Autores

  • Tânia Martins Universidade Metodista de Piracicaba
  • Sylvia Cristina de Azevedo Vitti Faculdade de Tecnologia de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.20396/rbec.v3i00.14788

Palavras-chave:

Future-se, Educação superior, Internacionalização da educação

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se) e a sua concepção de internacionalização da educação. O plano de trabalho incluiu analisar os eixos do projeto de lei, considerando os artigos da área do ensino superior e das entidades educacionais. Conclui-se que o Future-se tem uma visão míope e estreita de internacionalização da educação, como estratégia para promover uma privatização indireta das instituições de ensino superior, legitimando-se pelo discurso da integração ao mercado internacional.

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Biografia do Autor

Tânia Martins, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Educação na Universidade Federal de São Carlos com estágio no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Metodista de Piracicaba.

Sylvia Cristina de Azevedo Vitti, Faculdade de Tecnologia de Piracicaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Docente de ensino superior na Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - São Paulo.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

MARTINS, T.; VITTI, S. C. de A. A concepção teórico-política do projeto Future-se e a concepção de internacionalização da educação. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e21005, 2021. DOI: 10.20396/rbec.v3i00.14788. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/14788. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê