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A alternância como modelo educacional internacionalizado
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Palavras-chave

Internacionalização da educação
Modelos pedagógicos
Pedagogia da alternância

Como Citar

MACHADO, Lucília Regina de Souza. A alternância como modelo educacional internacionalizado. RBEC: Revista Brasileira de Educação Comparada, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e21006, 2021. DOI: 10.20396/rbec.v3i00.14773. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rbec/article/view/14773. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

Este artigo se insere no debate sobre a internacionalização educacional pela via da transferência de modelos pedagógicos, fenômeno recorrente na história da educação brasileira. Atualmente, o modelo da Pedagogia da Alternância, originado na França, está presente nos cinco continentes do mundo, inclusive no Brasil. Ele propõe o revezamento sucessivo das atividades na escola e em contextos de trabalho real para organizar o ensino-aprendizagem. De grande interesse, especialmente para o campo da educação profissional, a difusão internacional dessa pedagogia apresenta facetas relevantes para comparações e reflexões sobre a internacionalização de modelos educacionais.

https://doi.org/10.20396/rbec.v3i00.14773
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