Una etnografía de los espaços musicales o
Na imagem, há seis caixas de papelão com desenhos no fundo, dispostas em duas fileiras. Na fileira superior, a primeira caixa apresenta o desenho de uma árvore sem folhas, a segunda caixa apresenta uma tartaruga e a terceira caixa apresenta uma cadeira de rodinhas estofada. Na fileira inferior, a primeira caixa apresenta uma penteadeira com espelho de cabeça para baixo e as duas últimas caixas juntas formam o desenho de uma mesa de ponta cabeça. No canto superior direito, há o nome da revista e abaixo dele, a indicação de "10 anos". Na parte inferior, estão as informações sobre o volume e número da revista, bem como o ISSN.
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Organología
Materialidad
Espacialidad
Antropología de la música

Cómo citar

OLIVEIRA, Mateus Marcílio de. Una etnografía de los espaços musicales o: ¿qué le permiten pensar las tiendas de instrumentos? . PROA: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 166–188, 2019. DOI: 10.20396/proa.v9i2.17564. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17564. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumen

El presente artículo propone analizar algunas de las posibles trayectorias y vías de circulación de los instrumentos musicales. El escrutinio de su vida social como mercancía en los diferentes regímenes llevados a cabo por las tiendas de música también tendrá en cuenta cómo se desarrollan los tecnicismos y las conductas específicas relacionadas con estos espacios. Para ello, recojo algunas referencias de la antropología de la música y de la museología para presentar espacios, etapas técnicas y relacionales vinculadas a los procesos de exhibición y comercialización de estos objetos. Argumento que cuando prestamos atención a los procesos mencionados, engendrados en una tienda de instrumentos musicales, también los observamos como puntos nodales de amplias políticas de valoración, autenticidad y sonido que se reflejan en los tecnicismos relativos a su organización volumétrica y espacial.

https://doi.org/10.20396/proa.v9i2.17564
PDF (Português (Brasil))

Citas

APPADURAI, Arjun. Introdução: Mercadorias e Política do Valor. In: APPADURAI, Arjun (Org.). A Vida Social das Coisas: As mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Eduff, 2008. pp. 15-88.

BATES, Eliot. The Social Life of Musical Instru-ments. Ethnomusicolgy, Cornell University Press, Nova Iorque, v. 56, n. 3, 2012. pp. 363-395.

BAUDRILLARD, Jean. O Sistema de Objetos. São Paulo: Perspectiva. 2012. pp. 81-114.

BECKER, Howard. Outsiders: Estudos de sociologia do desvio. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 2008. pp. 9-49.

BENNETT, H. Stith. On Becoming a Rock Musician. Amherst: University of Massachusetts Press, 1980.

BENNET, Tony. The Birth of the Museum: History, Theory, Politics (Culture: Policy and Politics). 1. Ed. Londres: Routledge, 1995.

BOURDIEU, Pierre. The historical genesis of a pure aesthetic. Journal of Aesthetics and Art Criti-cism, n. 46. Pensilvânia, 1987.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo/Porto Alegre: EDUSP/Zouk, 2007.

DAWE, Kevin. The Cultural Study of Musical Instruments. In: The Cultural Study of Music, Nova Iorque/Londres, 2003. pp. 274-284.

DAWE, Kevin. Symbolic and Social Transformation in the Lute Cultures of Crete: Music, Technology and the Body in a Mediterranean Society. Yearbook for Traditional Music, n. 37. Cambridge, 2005. pp. 58–68.

DAWE, Kevin. 2007. Music and Musicians in Crete: Performance and Ethnography in a Mediterranean Island Society. Lanham: Scarecrow Press, 2007.

DAWE, Kevin. Guitar Ethnographies: Performance, Technology and Material Culture. Ethnomusicology Forum, vol: 22, n.1, pp. 1-25, 2013.

ELIAS, Norbert. Estruturas de habitação como in-dicadores de estruturas sociais. In: ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte: Investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia da corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, pp. 66-84.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

GEERTZ, Clifford. Afirmação política: espetáculo e cerimônia. In: GEERTZ, Clifford. Negara. Lisboa: Difel, 1991, pp.127-152.

GELL, Alfred. Art and agency. Londres: Claredon Press, 1998.

GUERRA, Paula. ‘Just can’t go to sleep’: DIY cultures and alternative economies from the perspective of social theory. Portuguese Journal of Social Science. Vol 16, ed 3., pp. 283-303, 2017.

GUERRA, Paula. Raw Power: Punk, DIY and Underground Cultures as Spaces of Resistance in Contemporary Portugal. Cultural Sociology. Vol 12, ed 2., pp. 241–259, 2018.

KARTOMI, Margaret. On Concepts and Classifications of Musical Instruments. 1. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1990.

KATZ, Mark. Capturing Sounds. How Technology has changed music. USA: University of California Press, 2010.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: Forma e Razão da troca nas sociedades arcaicas. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003. pp. 185-318.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre as variações sazonais das sociedades esquimós. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. pp.425-505.

MEINTJES, Louise. Sound of Africa! Making music zulu in a South african studio. USA: Duke University Press, 2003.

MEINTJES, Louise. O Sentimento da Política: Produzindo “zululidade” em um estúdio de gravação. Rio de Janeiro: Debates, v. 1, n. 8, 2005.

OLIVEIRA, Mateus. Os Instrumentos Musicais Vintage: discussões iniciais sobre organologia, agência e políticas do valor. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 8ª ed. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2017.

OLIVEIRA, Mateus. Por detrás do som: Criação, circulação e os usos dos cordofones elétricos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ), Brasil, 2018.

POLAK, Rainer. A Musical Instrument travels the world: Djenbe playing in Bamako, West Africa, and beyond. Ethnomusicology: a contemporary Reader, ed. PORT, J. Nova Iorque: Routledge, pp. 161-185, 2006.

POMIAN, Krysztoff. Collectors and Curiosities. Paris and Venice, 1500-1800. Londres: Cambridge Press, 1990.

QURESHI, Regula. Confronting the Social: Mode of Production and the sublime for (Indian) art music. Ethnomusicology, vol 44, no 1. 2000.

STERNE, John. The Audible Past: Cultural Ori-gins of Sound Reproduction. USA: Duke University Press Books, 2003.

TURINO, Thomas. Music As Social Life: Politics of Participation. USA: Chicago Press, 2008.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2019 Mateus Marcílio de Oliveira

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.