Tangent lives
Na imagem, há seis caixas de papelão com desenhos no fundo, dispostas em duas fileiras. Na fileira superior, a primeira caixa apresenta o desenho de uma árvore sem folhas, a segunda caixa apresenta uma tartaruga e a terceira caixa apresenta uma cadeira de rodinhas estofada. Na fileira inferior, a primeira caixa apresenta uma penteadeira com espelho de cabeça para baixo e as duas últimas caixas juntas formam o desenho de uma mesa de ponta cabeça. No canto superior direito, há o nome da revista e abaixo dele, a indicação de "10 anos". Na parte inferior, estão as informações sobre o volume e número da revista, bem como o ISSN.
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Indigenous
Photography
Rondônia

How to Cite

PEREIRA, Amanda Villa. Tangent lives: a "contacted everyday life" as a guarantee for isolation. PROA: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 290–299, 2019. DOI: 10.20396/proa.v9i2.17571. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17571. Acesso em: 17 may. 2024.

Abstract

For more than five centuries, the continuous colonial domination of Brazilian territory and the extraction of its resources have been responsible for the contact and also the voluntary isolation of indigenous peoples in these lands. While some were violently "attracted" and "pacified", others avoided and avoided as much as they could and can any kind of relationship with foreign communities. Isolated in corners that still allow them a certain autonomy, those groups that opt for isolation are often, as in this case, protected by tangential barriers, intentional or not, provided by their indigenous neighbors and by the Ethno-Environmental Protection Fronts of the National Indian Foundation. The photographs contained in this essay were taken from a fieldwork incursion in the state of Rondônia, between the months of July and August 2016. With them, I intend to describe in images some of the (non)relations that favor the existence of a people whose language is not even known.

https://doi.org/10.20396/proa.v9i2.17571
PDF (Português (Brasil))

References

ALGAYER, Altair. Parte IV – As memórias: Altair Algayer. Memórias Sertanistas: cem anos do indigenismo no Brasil. Milanez, Felipe (Org.). São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.

ARISI, Barbara; MILANEZ, Felipe. Isolados e ilhados: indigenismo e conflitos no Vale do Javari, Amazônia. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 43, n. 1, pp. 49-66, 2017. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/24482/15439. Acesso em: 05 set. de 2019.

CABRAL, Ana S. A. C.; VAZ, Antenor; SILVA, Ariel P. do C. Entrevista com Rieli Franciscato, sertanista e indigenista, Coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau. Revista Brasileira de Linguística Antropológica, v. 8, n. 2, 2016.

CASPAR, Franz. Tupari: entre os índios, nas florestas brasileiras. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1958.

CASTILLO, Beatriz H. Los pueblos indígenas en aislamiento: su lucha por la sobrevivencia y la libertad. Peru: Tarea Grafica Educativa, 2002.

KOSSOY, Boris. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. Etienne Samain (org.). O Fotográfico. Hucitec-CNPq. pp. 41-47, 1998.

MALDI, Denise. O complexo cultural do marico: sociedades indígenas dos rios Branco, Colorado e Mequens, afluentes do médio Guaporé. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, série Antropologia, v. 7, n. 2, 1991.

PEREIRA, Amanda V. Demarcando vestígios: definindo (o território de) indígenas em isolamento voluntário na Terra Indígena Massaco. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos, 2018.

SAMAIN, Etienne. Antropologia de uma imagem “sem importância”. ILHA – Florianópolis, v. 5, n. 1, julho de 2003, pp. 47-64.

SHEPARD, Glenn. Los grupos indígenas aislados del Río Piedras: um informe preparado por Glenn Shepard Jr, 1996. Disponível em: https://www.academia.edu/13021790/Los_grupos_ind%C3%ADgenas_aislados_del_R%C3%ADo_Piedras. Acesso em: 03 set. 2019.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Amanda Villa Pereira

Downloads

Download data is not yet available.