Entre palavras e coisas
Na imagem, a margem esquerda contém informações bibliográficas da revista, enquanto no centro superior encontra-se o logotipo. Abaixo do logotipo, há um desenho rabiscado com quatro pessoas parcialmente sobrepostas, cada uma com poses diferentes das mãos: duas com as mãos próximas ao peito, uma cobrindo os ouvidos mais ao fundo e outra puxando a cabeça para a direita.
PDF

Palavras-chave

Alzheimer
Demências
Memória
Cognição
Materiais

Como Citar

COSTA, Bárbara Rossin. Entre palavras e coisas: os grupos digitais de estimulação cognitiva para pessoas com demência. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 13, p. e023012, 2024. DOI: 10.20396/proa.v13i00.18489. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/18489. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Desde 2002, o Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (CRASI), da Universidade Federal Fluminense, ocupa-se do trabalho terapêutico medicamentoso e não-medicamentoso de pessoas diagnosticadas com demências. Neste ensaio, procuro refletir sobre o trabalho de modulação da memória, linguagem, atenção e sentidos de pessoas diagnosticadas com a Doença de Alzheimer e/ou outras demências nas oficinas da instituição. Interessa-me investigar como utensílios domésticos, cartões com palavras, músicas, adereços, frutas, flores e temperos agenciam e (co)produzem sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar), memórias, corpos, contextos sintáticos e semânticos. Os desenhos que apresento foram produzidos, entre 2021 e 2022, em lápis grafite, lápis de cor, caneta nanquim e caneta hidrográfica. Depois de finalizados, eles foram digitalizados, decompostos, reposicionados e, por vezes, editados em sua cor e forma. Em conjunto, eles procuram retratar as interações com o ambiente digital, as dinâmicas laborais das oficinas e os novos arranjos materiais, viabilizados por celulares e computadores em um período de isolamento social.

https://doi.org/10.20396/proa.v13i00.18489
PDF

Referências

GONZÁLEZ, Jennifer A. Autotopographies. In: Brahm, Gabriel; Driscoll, Mark (ed.). Prosthetic territories: politics and hypertechnologies. Boulder: Westview, 1995. p. 133-150.

HEERSMINNK, Richard. The narrative self, distributed memory, and evocative objects. Philosophical Studies, [S.l.], v. 175, p. 1829-1849, 2008.

TURKLE, Sherry. Evocative objects: things we think with. Cambridge: MIT Press, 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Bárbara Rossin Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.