Paixão em vermelho e azul
Imagem da capa de revista com título no canto superior esquerdo. Abaixo do título, estão presentes informações sobre ISSN, volume e número da edição. No centro da imagem, há 5 figuras de pessoas vestindo vestidos vermelhos, em diferentes posições de dança, com os braços em movimento. O fundo é branco, destacando a vibrante coreografia das figuras em destaque.
PDF

Palavras-chave

Boi-Bumbá
Parintins
Festa

Como Citar

DIAS, Luana. Paixão em vermelho e azul: festival de Parintins celebra o folclore e a cultura popular brasileira. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 279–292, 2018. DOI: 10.20396/proa.v8i2.17600. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17600. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Uma Ilha Encantada protegida pelas águas do Rio Amazonas, onde durante três dias a paixão pela Cultura Popular marca o compasso ao ritmo de toadas. Assim é Parintins, uma cidade no coração da Amazônia, onde há 52 anos é realizado no final de Junho, um emocionante Festival Folclórico. Considerada a segunda maior festa do Brasil, somente superada pelo Carnaval do Rio, o evento mostra o “Boi-Bumbá”, a disputa entre dois grandes grupos folclóricos da região, representados por ‘bois’ de pano: um branco com um desenho de coração vermelho na testa, chamado Garantido; um outro preto, com uma estrela azul, chamado Caprichoso. As torcidas de cada boi se convertem em “nações” vermelha e azul, e a ilha se divide em Cores e Amores.

https://doi.org/10.20396/proa.v8i2.17600
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Luana Dias

Downloads

Não há dados estatísticos.