"Movimento dos barcos"
Imagem da capa de revista com título no canto superior esquerdo. Abaixo do título, estão presentes informações sobre ISSN, volume e número da edição. No centro da imagem, há 5 figuras de pessoas vestindo vestidos vermelhos, em diferentes posições de dança, com os braços em movimento. O fundo é branco, destacando a vibrante coreografia das figuras em destaque.
PDF

Palavras-chave

José Carlos Capinan
Arte engajada
Tropicalismo
Contracultura

Como Citar

DINIZ, Sheyla Castro. "Movimento dos barcos": arte engajada, tropicalismo e contracultura por José Carlos Capinan. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 257–278, 2018. DOI: 10.20396/proa.v8i2.17599. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17599. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Poeta e, sobretudo, autor de letras emblemáticas de nosso cancioneiro popular, José Carlos Capinan teve um papel importante, tanto para a chamada “canção de protesto” dos anos 1960 quanto para o seu contraponto, o Tropicalismo, assinando ainda canções contraculturais do início da década de 1970. A atuação de nosso artista nessas frentes – atuação que, contudo, é bem mais plural e não circunscrita àquela época – é assunto desta entrevista, realizada em janeiro de 2016, em Salvador. Conflitos, impasses individuais e geracionais, bem como transformações da sociedade brasileira em tempos de ditadura, são abordados sob a ótica de Capinan. Espera-se, com a disponibilização deste material, contribuir para pesquisas sobre a música popular brasileira de meados do século XX.

https://doi.org/10.20396/proa.v8i2.17599
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Sheyla Castro Diniz

Downloads

Não há dados estatísticos.