Das vertigens da antropologia
Na imagem, há seis caixas de papelão com desenhos no fundo, dispostas em duas fileiras. Na fileira superior, a primeira caixa apresenta o desenho de uma árvore sem folhas, a segunda caixa apresenta uma tartaruga e a terceira caixa apresenta uma cadeira de rodinhas estofada. Na fileira inferior, a primeira caixa apresenta uma penteadeira com espelho de cabeça para baixo e as duas últimas caixas juntas formam o desenho de uma mesa de ponta cabeça. No canto superior direito, há o nome da revista e abaixo dele, a indicação de "10 anos". Na parte inferior, estão as informações sobre o volume e número da revista, bem como o ISSN.
PDF

Palavras-chave

Representação
Resenha
Antropologia

Como Citar

SACRAMENTO, Jonatan. Das vertigens da antropologia: resenha de A escrita da cultura, de James Clifford e George Marcus. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 326–329, 2019. DOI: 10.20396/proa.v9i2.17575. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17575. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Representação. Essa é, com certeza, uma das palavras-chave do debate antropológico a partir dos anos 1980, marcado por uma virada ontológica no interior das ciências humanas e da filosofia, e que se refletiu à época, na antropologia, em sua melhor forma, talvez, na publicação de Writing Culture, de 1986. Os questionamentos postos à época e que ecoam até o momento, diziam respeito à capacidade e legitimidade que a etnografia teria para representar o outro e, ao mesmo tempo, se tal tarefa seria desejada e/ou mesmo possível.

https://doi.org/10.20396/proa.v9i2.17575
PDF

Referências

COELHO, Maria Claudia. Sobre tropas e cornetas? Apresentação à edição brasileira de Writing Culture. In: Clifford, James; Marcus, George E. A escrita da cultura: poética e política da etnografia. Rio de Janeiro: Ed. UERJ; Papéis Selvagens, 2016.

EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. Os Nuer: uma descrição do modo de subsistência e das instituições políticas de um povo nilota. São Paulo: Perspectiva, 2011 [1940].

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Jonatan Sacramento

Downloads

Não há dados estatísticos.