Viva a diferença
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Palavras-chave

Cultura popular
Cultura material
Exposição
Pavilhão das culturas brasileiras

Como Citar

FABRIS, Yasmin; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Viva a diferença: estratégias de agenciamento da cultura popular no Pavilhão das Culturas Brasileiras. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 115–137, 2019. DOI: 10.20396/proa.v9i1.17562. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17562. Acesso em: 4 nov. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma dis-cussão sobre as estratégias de agenciamento da cultura material popular em uma exposição. Para isso, analisamos um trecho da mostra Puras Misturas, que ficou em cartaz de abril a setembro de 2010 no Pavilhão das Culturas Brasileiras, onde foram expostos bancos produzidos em diferentes contextos – hegemônicos e subalternos - no Brasil. Como estratégia metodológica, realizamos o cruzamento entre a materialidade da mostra, acessada por meio do seu projeto expográfico, com as narrativas das curadoras que idealizaram a exposição. Por fim, demonstramos que os modos de apresentar os artefatos populares na Puras Misturas estruturaram ar-gumentos que acabaram por tensionar os discursos previstos para a arena expositiva.

https://doi.org/10.20396/proa.v9i1.17562
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