Dicionário de Judith Martins e sua relevância na análise do patrimônio escultórico em Minas Gerais
PDF

Palavras-chave

Escultura
Artistas e artífices
Judith Martins
Minas Gerais

Como Citar

QUITES, Maria Regina Emery Quites; ALMADA, Agesilau Neiva; HAMOY, Idanise Sant’ana Azevedo; DE SOUZA E SILVA, Maria Luiza Seixas; DE CASTRO E SILVA, Martha Maria. Dicionário de Judith Martins e sua relevância na análise do patrimônio escultórico em Minas Gerais . Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 204–221, 2017. DOI: 10.20396/proa.v7i2.16805. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16805. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o Dicionário de Artistas e Artífices dos Séculos XVIII e XIX em Minas Gerais, de Judith Martins, pesquisando os documentos especificamente relacionados à fatura escultórica em madeira. A metodologia usada selecionou todas as referências relacionadas aos ofícios, categorias de obras, localidades, pagamentos, fatura original, intervenções e terminologias da época. Demonstramos como resultados que, nos séculos XVIII e XIX, em Minas Gerais, como através de toda história da arte, os artistas eram sempre os próprios “restauradores” do passado. Estes registros são testemunhos da importância do nosso acervo religioso e do caráter de “decoro” e “decência” que eram exigidos, para que as imagens cumprissem sua função de incitar a devoção. No campo da conservação-restauração de escultura policromada em madeira consideramos que o dicionário de Judith Martins e outros continuam sendo fontes de pesquisa interdisciplinar, onde os documentos históricos, a história da arte e a análise técnico-científica das obras podem nos levar a um melhor conhecimento da cultura de uma época e consequente valorização de nosso patrimônio escultórico.

https://doi.org/10.20396/proa.v7i2.16805
PDF

Referências

ACIOLY, Vera Lúcia C. A identidade da beleza: dicionário de artistas e artífices do século XVI ao XIX em Pernambuco. Recife: Editora Massangana, 2008.

ALVES, Celio Macedo. Pintores, policromia e o viver em colônia. Revista Imagem Brasileira, Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, Belo Horizonte, n. 2, 2003.

ALVES, Marieta. Dicionário de artistas e artífices na Bahia. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Centro Editorial e Didático, Núcleo de Publicações, 1976.

ARAÚJO, Jeaneth Xavier de. O trabalho artístico e artesanal na Vila Rica setecentista. Revista Imagem Brasileira, Centro de Estudos da Imaginária Brasileira,Belo Horizonte, n. 2, 2003.

Barroco Itália Brasil: prata e ouro na Casa Fiat de Cultura / Angelo Oswaldo, Giorgio Leone, Rossella Vodret. São Paulo: Base7 Projetos Culturais, 2014, 120 p. il., col., 23 x 28 cm. ISBN 978-85-62094-14-9 1.

BLUTEAU, Rafael. Vocabulário portuguez & latino: áulico, anatômico, architectonico... Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712.

BRUQUETAS, Rocío. Los Gremios, las Ordenanzas, los obradores. La pintura europea sobre tabla: siglos XV, XVI y XVII,Madrid, MCU, p. 20-31, 2010.

COELHO, Beatriz. Estado atual da conservação do patrimônio escultórico no Brasil.GE Grupo Espanhol de Conservación- IIC, Madrid, v. 1, n. 2, p. 7-19, 2011.

COELHO, Beatriz, QUITES, Maria Regina Emery. Estudo da escultura devocional em madeira.

Editora Fino Traço, Belo Horizonte, 2014.

MALDONADO, Rodrigo. MOEDAS BRASILEIRAS. Catálogo Oficial. MBA gráfica e editora, 2014.

MARTINS, Judith. Dicionário de Artistas e Artífices dos Séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1974. Vol.1 e 2.

SERRÃO, Vitor. “Renovar, Repintar, Retocar”: estratégias do pintor-restaurador em Portugal, do século XVIII ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasma destridor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de “restauro utilitarista”, versus “restauro cientifico”. CONSERVAR PATRIMONIO, ARP Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, números 3-4, Dezembro, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 Maria Regina Emery Quites Quites, Agesilau Neiva Almada, Idanise Sant'ana Azevedo Hamoy, Maria Luiza Seixas de Souza e Silva, Martha Maria de Castro e Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.