Grafite e práticas de legalização
artificação e mediação em expressões artísticas urbanas em Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.20396/proa.v7i2.16695Palavras-chave:
Grafite, Legalização, Artificação, Economia criativaResumo
Propomos uma reflexão que tem como objeto de investigação os princípios e técnicas transmitidos pela cultura graffiti na cidade Porto Alegre/RS e seus processos de (des)territorialização. Hoje, esta manifestação envolve não apenas a comunidade tradicional da arte urbana, mas atores sociais diversos, como galerias e administrações municipais que contribuem para adicionar tanto valor estético quanto um valor econômico significativo. Como uma grande variedade de artefatos pictóricos (tradicionalmente caracterizados como marginais) está sendo transformada em bens simbólicos com valor estético e econômico e incluída no que é chamado de arte urbana? Refletindo a respeito de um rápido e complexo processo de institucionalização, artificação e comercialização desta linguagem visual, esperamos contribuir com os debates mais recentes sobre legitimação política e mercantilização dessas práticas artísticas.
Downloads
Referências
AGUIAR DE SOUZA, David da Costa. O Olho ocidental e o gosto: uma abordagem sociológica acerca do processo de legitimação do graffiti enquanto manifestação artística. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia (2009), GT 24: Sociologia da Arte.
BECKER, Howard S. Los mundos del arte: sociología del trabajo artístico. Trad. Joaquín Ibarburu. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes. 2008
CAMPOS, Ricardo. Pintando a cidade: uma abordagem antropológica ao graffiti urbano. Doutoramento em Antropologia – Especialidade Antropologia Visual, Universidade Aberta, 2007.
CAMPOS, Ricardo. Por que pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica do grafite urbano. Ed.Fim de Século. 2010
COSTA JÚNIOR, Hely Geraldo. Da transgressão ao controle: uma análise dos grafites do muro do Jockey Clube no Rio de Janeiro. 2017.
SAAVEDRA, F. F. El Graffiti y el sistema del arte. 2014.
SAPHIRO, Roberta. Que é artificação? In: Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 1, p. 135-151, jan./abr. 2007.
SAPHIRO, Roberta; HEINICH, Nathalie. Quando há Artificação? In: Revista Sociedade e Estado - Volume 28 Número 1 - Janeiro/Abril 2013.
VELHO, Gilberto. Um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 José Luis Abalos Júnior, Leonardo Palhano Cabreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periódico Proa: Revista de Antropologia e Arte utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.