Resumo
Partindo de uma fotografia de uma máscara elmo iorubá presente na obra Negerplastik de Carl Einstein, o artigo procura demonstrar que, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, nenhuma fotografia é transparente e que seus pressupostos visuais estão ancorados na experiência do olhar imperial ocidental sobre o outro. Trata-se de explorar as implicações de uma postura que considera a fotografia não meramente como uma ferramenta para a divulgação das artes ditas primitivas, mas como vetor de um devir maquínico dessas artes, devorando e produzindo imagens que expressam uma sensibilidade específica e imperial com sua historicidade e seus dilemas.
Referências
ALBERTI, L. B. Da Pintura. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivências dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
EINSTEIN C. Negerplastik (escultura negra) (org. MEFFRE, L.). Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.
FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
LEIRIS, M. A África Fantasma. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
MEFFRE, L. Apresentação, In: EINSTEIN, C. Negerplastik (escultura negra). Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, pp. 7-28.
MUNANGA, K. A Dimensão Estética na Arte Negro-Africana Tradicional, In: AJZENBERG, E. (org.). Arteconhecimento. São Paulo: MAC, 2004.
ORTIZ, R. Cultura e modernidade. São Paulo: Editora brasiliense, 1991.
RANCIÈRE, J. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009a.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009b.
ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SEYDOU, K. Seydou Keïta. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
WALLERSTEIN, I. M. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo: 2007.
WARBURG, A. Histórias de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências (org. WAIZBORT, L.). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Proa: Revista de Antropologia e Arte