Devoradores de deuses
PDF

Palavras-chave

Carl Einstein
Fotografia
Arte negra
Etnocentrismo

Como Citar

MACEDO, Rafael Gonzaga de. Devoradores de deuses: a fotografia, as artes negras e a mira imperial. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 263–284, 2022. DOI: 10.20396/proa.v11i1.16652. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16652. Acesso em: 12 abr. 2024.

Resumo

Partindo de uma fotografia de uma máscara elmo iorubá presente na obra Negerplastik de Carl Einstein, o artigo procura demonstrar que, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, nenhuma fotografia é transparente e que seus pressupostos visuais estão ancorados na experiência do olhar imperial ocidental sobre o outro. Trata-se de explorar as implicações de uma postura que considera a fotografia não meramente como uma ferramenta para a divulgação das artes ditas primitivas, mas como vetor de um devir maquínico dessas artes, devorando e produzindo imagens que expressam uma sensibilidade específica e imperial com sua historicidade e seus dilemas.

https://doi.org/10.20396/proa.v11i1.16652
PDF

Referências

ALBERTI, L. B. Da Pintura. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DIDI-HUBERMAN, G. Sobrevivências dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

EINSTEIN C. Negerplastik (escultura negra) (org. MEFFRE, L.). Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

LEIRIS, M. A África Fantasma. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MEFFRE, L. Apresentação, In: EINSTEIN, C. Negerplastik (escultura negra). Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, pp. 7-28.

MUNANGA, K. A Dimensão Estética na Arte Negro-Africana Tradicional, In: AJZENBERG, E. (org.). Arteconhecimento. São Paulo: MAC, 2004.

ORTIZ, R. Cultura e modernidade. São Paulo: Editora brasiliense, 1991.

RANCIÈRE, J. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009a.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009b.

ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.

SEYDOU, K. Seydou Keïta. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

WALLERSTEIN, I. M. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo: 2007.

WARBURG, A. Histórias de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências (org. WAIZBORT, L.). São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Proa: Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.