Luzes acesas
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Palavras-chave

Cinema indígena
Mostra de cinema
Cosmocinepolítica
Etnologia

Como Citar

SCHWEIG, Ana Letícia Meira; SCHAAN, Eduardo Santos; GARCIA, Geórgia de Macedo; WITTMANN, Marcus Antonio Schifino. Luzes acesas: encontros, traduções e agências na mostra de cinema tela indígena. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 129–151, 2022. DOI: 10.20396/proa.v11i1.16612. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16612. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo debate os cinemas indígenas através de sua recepção e agência frente ao público indígena e não indígena. Os relatos e análises aqui tratados se baseiam na experiência dos autores de organizar um projeto voltado para os cinemas e as artes indígenas no sul do país, a Mostra Tela Indígena. Nas quatro edições deste projeto, diversos filmes indígenas do Brasil e das Américas foram exibidos para um público composto tanto por não indígenas quanto por indígenas. O texto irá discutir os cinemas indígenas e outras expressões artísticas na mostra já citada, tratando esses cinemas como uma agência que produz novos contatos e encontros. A circulação dessas obras, junto de seus criadores, mostra como a tela do cinema é um potencial espaço de continuidade do fazer fílmico, potente espaço de encontros e de realização de uma cinecosmopolítica. Nosso intuito, desse modo, é refletir sobre os espaços pelos quais os filmes circulam e como eles agenciam novos discursos, encontros e produções.

https://doi.org/10.20396/proa.v11i1.16612
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