Resumo
Este estudo, fruto da nossa tese de doutoramento – O aprendizado da cidade: limiares e poéticas do urbano (PIRES, 2014) –, discute as mutações ocorridas nas grandes cidades na virada do século XIX para o século XX; o cinema e as transformações engendradas pelas narrativas pré-cinematográficas, que já anunciavam o surgimento de rituais sociais e de uma escrita urbana voltados para o miúdo do cotidiano. Para tanto, apresentamos o cenário de uma sociedade pré-cinematográfica
desenhado pelas autoras Vanessa Schwartz e Margaret Cohen, que partem dos estudos de cultura e da nova história do cinema para analisar a experiência do olhar no cotidiano da cidade moderna. Tomamos como referência teórica os escritos de Walter Benjamin e os limiares que
condensam o pensamento do filósofo em torno do surgimento da grande urbe, da reprodutibilidade técnica da imagem e da centralidade do cinema na modernidade.
Palavras-chave> Modernidade. Cinema. W. Benjamin. Narrativas urbanas. Cotidiano.
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Jules-Eugene Legris, Vitor André, Brunnet, Jeanne D’Alcy.
Ano:1902. Duração 14 min Nacionalidade: França.
A chegada do trem à estação. Filme francês de 1895,
gravado por Louis Lumière e por Auguste Lumière. 50
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