Resumo
Este artigo analisa a produção fotográfica moderna de Hildegard Rosenthal e Alice Bill sobre a cidade de São Paulo, nos anos de 1940 e 1950, a partir de sua condição de imigrantes no país, vindas da Alemanha, e como mulheres fotógrafas. Busca-se conhecer as especificidades do olhar das artistas imigrantes e o seu foco de produção documental, num período em que esta cidade passa por amplas mudanças urbanas, e na qual a presença de mulheres na fotografia brasileira é praticamente inédita.
A pesquisa se baseia na etnografia visual das obras das artistas e na análise de registros documentais no Instituto Moreira Salles, e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, a partir da leitura de bibliografia crítica e em depoimentos com descendentes das fotógrafas.
Palavras-chave> mulheres fotógrafas; representação urbana, São Paulo; antropologia da imagem; antropologia urbana.
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German Lorca, fotógrafo - 27/01/2014
Hans Gunther Flieg, fotógrafo - 25/04/2014
Hildegard Rosenthal ao Museu da Imagem e do Som
(MIS SP), 25/05/1981 Presentes: Boris Kossoy, Eduardo
Castanho e Hans Gunther Flieg.
Renata Rosenthal, neta de Hildegard Rosenthal -
/02/2014
Sylvia Czapski, filha de Alice Brill - junho 2013
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