São Paulo na imagética de Hildegard Rosenthal e de Alice Brill, fotógrafas imigrantes modernas
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DINES, Yara Schreiber. São Paulo na imagética de Hildegard Rosenthal e de Alice Brill, fotógrafas imigrantes modernas. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 1, 2017. DOI: 10.20396/proa.v7i1.16520. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16520. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa a produção fotográfica moderna de Hildegard Rosenthal e Alice Bill sobre a cidade de São Paulo, nos anos de 1940 e 1950, a partir de sua condição de imigrantes no país, vindas da Alemanha, e como mulheres fotógrafas. Busca-se conhecer as especificidades do olhar das artistas imigrantes e o seu foco de produção documental, num período em que esta cidade passa por amplas mudanças urbanas, e na qual a presença de mulheres na fotografia brasileira é praticamente inédita.
A pesquisa se baseia na etnografia visual das obras das artistas e na análise de registros documentais no Instituto Moreira Salles, e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, a partir da leitura de bibliografia crítica e em depoimentos com descendentes das fotógrafas.

Palavras-chave> mulheres fotógrafas; representação urbana, São Paulo; antropologia da imagem; antropologia urbana.

https://doi.org/10.20396/proa.v7i1.16520
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Depoimentos

Carla Ogawa, amiga de Alice Brill - 12/02/2014

German Lorca, fotógrafo - 27/01/2014

Hans Gunther Flieg, fotógrafo - 25/04/2014

Hildegard Rosenthal ao Museu da Imagem e do Som

(MIS SP), 25/05/1981 Presentes: Boris Kossoy, Eduardo

Castanho e Hans Gunther Flieg.

Renata Rosenthal, neta de Hildegard Rosenthal -

/02/2014

Sylvia Czapski, filha de Alice Brill - junho 2013

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