Teatro e sociedade – dinâmicas entre o Patrão Cordial e o Pensamento Social e Político Brasileiro
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Como Citar

OLIVEIRA, Monique Lima de. Teatro e sociedade – dinâmicas entre o Patrão Cordial e o Pensamento Social e Político Brasileiro. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 6, 2016. DOI: 10.20396/proa.v6i.16511. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16511. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Este artigo expõe o esforço de compreender algumas dinâmicas entre teatro e sociedade, teatro e política, a partir da comédia o Patrão Cordial (Companhia do Latão, São Paulo/2013). Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda (1936) e O Sr. Puntila e seu criado Matti, de Bertolt Brecht (1940) são referências da comédia. Próxima ao Pensamento Social e Político Brasileiro, a peça apresenta certas características do mundo do trabalho e da cordialidade buarqueana-puntiliana – perversa ternura que esfuma as diferenças de classe. A leitura do Latão sobre Puntila cria um novo personagem – Descalcinho, o agregado e figura do favor, aqui compreendido como fruto de interpreta- ções do Brasil. O contraste deste com Surkala, personagem presente em ambas como sujeito de formação social revolucionária, produz elementos para pensar o Brasil e a realização do épico, com foco nos interesses sociais e políticos dos coletivos de esquerda.

Palavras-chave: Pensamento Social e Político Brasileiro; Teatro dialético; Companhia do Latão; Raízes do Brasil; As ideias fora do lugar.

https://doi.org/10.20396/proa.v6i.16511
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