Arte e interação social na Pinacoteca de São Paulo
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Como Citar

TALHARI, Júlio César. Arte e interação social na Pinacoteca de São Paulo. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 6, 2016. DOI: 10.20396/proa.v6i.16510. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16510. Acesso em: 6 maio. 2024.

Resumo

Muitas análises entendem os museus como parte de uma cultura de consumo e veem seus frequentadores apenas como consumidores. O presente artigo busca um afastamento de tais estudos ao tentar compreender o comportamento dos visitantes da Pinacoteca de São Paulo em suas formas de sociabilidade, bem como sua relação com os objetos de arte tendo como base uma perspectiva antropológica da arte e da cultura material. Assim, analisa-se, situacionalmente, as relações dos visitantes de modo que, por meio das obras de arte e dos laços de sociabilidade, as interações sociais possam ser ampliadas e, em vez de ocasião para distinção simbólica e social, a visita possa ser entendida como oportunidade de construção pessoal.

Palavras-chave: Cultura material; sociabilidade urbana; museus; análise situacional; agência social.

https://doi.org/10.20396/proa.v6i.16510
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