Resumo
Esse artigo aborda a relação entre a fotografia votiva e a construção de uma memória familiar, a partir do acervo fotográfico de uma matriarca de uma família brasileira. Desse montante, foram selecionadas três imagens que remetem aos ritos do sagrado e às excursões que essa família realizava até a cidade de Aparecida do Norte – São Paulo. A reconstituição dos significados dessas fotografias foi feita por meio das descrições de seus elementos constitutivos, relatos de memórias dessa matriarca, além de referências histórico-sociais, estruturados pela compreensão de que essas fotografias carregam em suas tramas uma dupla constituição: ora por terem sido ex-votos fotográficos, ora por terem sido convertidos em objetos de memória familiar. As imagens analisadas revelam em suas tramas tanto as competências comunicativas da linguagem fotográfica como ex-voto, quanto os códigos ligados ao cerimonial religioso, e as normas de conduta familiares da década de 60 no Brasil.
Palavras-chave: Fotografia. Memória. História da Cultura. Ex-voto. Leitura de Imagem.
Referências
ÁGUEDA, Abílio Afonso da. O fotógrafo lambelambe:
guardião da memória e cronista visual de uma
comunidade. Tese (Doutorado em ciências sociais).
Programa de pós-graduação em ciências sociais. Rio de
Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2008.
Disponível em <http://www.inarra.com.br/uploads/
Tese-DO-Abilio-Agueda.pdf> Acesso em 01 Mai. 2016.
ALVAREZ, Rodrigo. Aparecida: a biografia da santa que
perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada
pelos políticos e conquistou o Brasil. São Paulo: Globo,
BARTHES, Roland. A câmera clara. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1984.
BORGES, Déborah Rodrigues. Circuitos sociais da
fotografia votiva em trindade (GO): caminhos para uma
reflexão sobre a fotografia popular. Tese (Doutorado
em Arte e Cultura Visual). Programa de Pós-Graduação
em Arte e Cultura Visual. Goiás: Universidade Federal
de Goiás, 2015. Disponível em < https://repositorio.
bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5086/5/Tese - Déborah
Rodrigues Borges - 2015.pdf > Acesso em 01 Mai.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de
velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de
Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios.
Campinas: Papirus, 2012.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade
de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê
Editorial, 2014.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leitura da
fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade
de São Paulo, 1993.
MARTINS, José Cleiton de Oliveira; LEITE, Liliana.
“Pagando promessa, buscando esperança: percepções
sobre a romaria e a religiosidade popular”. In: MARQUES MELO, José; GOBBI, Maria Cristina;
DOURADO, Jacqueline Lima (orgs.). Folkcom. Do exvoto
à indústria dos milagres: A comunicação dos
pagadores de promessa. Teresina: Ed. Halley, p. 523-
, 2006.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da
imagem. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
MELLO, Elcio Macias. Fotógrafo lambe-lambe: o resgate
de uma técnica. Disponível em: https://elciomello.
wordpress.com/category/fotografo-lambe-lambe/
Acesso em 17 Mai. 2016.
PEREIRA, Maria Cristina C. L.. “Identidades cambiantes:
transformações iconográficas na imaginária barroca”. In:
IV Congresso Internacional do Barroco Íbero-americano,
, Ouro Preto. Atas do IV Congresso Internacional
do Barroco Íbero-americano. Belo Horizonte: C/Arte,
v. 1. Disponível em < https://www.upo.es/depa/
webdhuma/areas/arte/4cb/pdf/Maria%20Cristina%20
Correia.pdf> Acesso em: 06 Jul 2016.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo:
Companhia das Letras, 2004.
TRIGUEIRO, Osvaldo. “O ex-voto como veículo de
comunicação popular”. In: SCHMIDT, Cristina (org.).
Folkcomunicação na arena global: avanços teóricos e
metodológicos. São Paulo: Editora Ductor, pp. 151-163,
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte