As “traições” de Vanderlei – um documentário sobre o artista popular, sua pintura e regras da arte
PDF

Como Citar

ALTMANN, Eliska. As “traições” de Vanderlei – um documentário sobre o artista popular, sua pintura e regras da arte. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 6, 2016. DOI: 10.20396/proa.v6i.16507. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16507. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

Resenha sobre o curta-metragem "Vanderlei" (2016), dirigido por Lígia Dabul e Lucca Fresia"
https://doi.org/10.20396/proa.v6i.16507
PDF

Referências

Altmann, E. Verdade, tempo e autoria: três

categorias para pensar o filme etnográfico. Revista

Anthropológicas, v. 20, pp. 57-79, 2009.

BARBOSA, A.; CUNHA, E. T. Antropologia e imagem.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BAZIN, A. O Cinema – ensaios. São Paulo: Ed.

Brasiliense, 1991.

BECKER, H. Art Worlds. University os California Press,

Berkeley, Los Angeles, London, 1982.

BÉRA, M. e LAMY, Y. Sociologie de la culture. Paris:

Armand Colin/VUEF, 2003.

BOURDIEU, P. “Éléments d’une théorie de la perception

artistique”. In Revue internationale de Sciences sociales,

v. 20, n. 4, pp. 640-664, 1968.

_____. Les règles de l’art: genèse et structure du champ

littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1998.

_____. A distinção. Crítica social do julgamento. São

Paulo/Porto Alegre: Edusp/Editora Zouk, 2007.

CAIUBY NOVAES, S. “O Brasil em Imagens: Caminhos

que Antecedem e Marcam a Antropologia Visual no

Brasil”. In: Duarte, L. F. D. Horizontes das ciências

sociais no Brasil: antropologia. São Paulo: ANPOCS,

Discurso Editorial, 2010.

DARRÉ, Y. “Esquisse d’une sociologie du cinema”. In

Actes de la recherche en sciences sociales, 161-162,

mars. pp. 122-136, 2006.

FELDMAN-BIANCO, B. e LEITE, M. M. Desafios da

Imagem: Fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências

Sociais. Campinas: Ed. Papirus, 2001.

GONÇALVES, M. A. O Real imaginado – etnografia,

cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro:

Topbooks, 2008.

_____. e HEAD, S. (org.). Devires imagéticos: a

etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro:

Faperj/ 7Letras, 2009.

HEINICH, N. Ce que l’art fait à la sociologie. Paris: Les

Éditions de Minuit, 1998.

_____. Sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc, 2008.

HIKIJI, R. S. Imagem-violência: etnografia de um

cinema provocador. São Paulo: Coleção Antropologia

Hoje, Terceiro Nome. 2012.

KAVOLIS, V. La expresión artística: un estudio

sociológico. Buenos Aires: Amorrortu, 1970.

LE COQ, S. Raison d’artistes – essai anthroposociologique

sur la singularité artistique. Paris: L’Harmattan, 2002.

MANNHEIM, K. Sociologia da cultura. São Paulo:

Perspectiva, Edusp, 2004.

MARTINS, J. de S. Sociologia da Fotografia e da

Imagem. São Paulo: Ed. Contexto. 2008.

_____, ECKERT, C. e CAIUBY NOVAES, S. (org.) O

imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru,

São Paulo : EDUSC, 2005.

MOULIN, R. De la valeur de l’art. Paris: Flammarion,

_____. Escrituras da imagem. São Paulo : Edusp, 2004.

PEIXOTO, C. E. Antropologia & Imagem: narrativas

diversas. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

PÉQUIGNOT, B. “La Sociologie de l’art et de la

culture”. In Berthelot, J-M. La sociologie française

contemporaine. Paris: Quadrige / PUF, 2001.

VELHO, G. (org.) Sociologia da Arte. Rio de Janeiro:

Zahar Ed.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.