Resumo
Resenha sobre o curta-metragem "Vanderlei" (2016), dirigido por Lígia Dabul e Lucca Fresia"Referências
Altmann, E. Verdade, tempo e autoria: três
categorias para pensar o filme etnográfico. Revista
Anthropológicas, v. 20, pp. 57-79, 2009.
BARBOSA, A.; CUNHA, E. T. Antropologia e imagem.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BAZIN, A. O Cinema – ensaios. São Paulo: Ed.
Brasiliense, 1991.
BECKER, H. Art Worlds. University os California Press,
Berkeley, Los Angeles, London, 1982.
BÉRA, M. e LAMY, Y. Sociologie de la culture. Paris:
Armand Colin/VUEF, 2003.
BOURDIEU, P. “Éléments d’une théorie de la perception
artistique”. In Revue internationale de Sciences sociales,
v. 20, n. 4, pp. 640-664, 1968.
_____. Les règles de l’art: genèse et structure du champ
littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1998.
_____. A distinção. Crítica social do julgamento. São
Paulo/Porto Alegre: Edusp/Editora Zouk, 2007.
CAIUBY NOVAES, S. “O Brasil em Imagens: Caminhos
que Antecedem e Marcam a Antropologia Visual no
Brasil”. In: Duarte, L. F. D. Horizontes das ciências
sociais no Brasil: antropologia. São Paulo: ANPOCS,
Discurso Editorial, 2010.
DARRÉ, Y. “Esquisse d’une sociologie du cinema”. In
Actes de la recherche en sciences sociales, 161-162,
mars. pp. 122-136, 2006.
FELDMAN-BIANCO, B. e LEITE, M. M. Desafios da
Imagem: Fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências
Sociais. Campinas: Ed. Papirus, 2001.
GONÇALVES, M. A. O Real imaginado – etnografia,
cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro:
Topbooks, 2008.
_____. e HEAD, S. (org.). Devires imagéticos: a
etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro:
Faperj/ 7Letras, 2009.
HEINICH, N. Ce que l’art fait à la sociologie. Paris: Les
Éditions de Minuit, 1998.
_____. Sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc, 2008.
HIKIJI, R. S. Imagem-violência: etnografia de um
cinema provocador. São Paulo: Coleção Antropologia
Hoje, Terceiro Nome. 2012.
KAVOLIS, V. La expresión artística: un estudio
sociológico. Buenos Aires: Amorrortu, 1970.
LE COQ, S. Raison d’artistes – essai anthroposociologique
sur la singularité artistique. Paris: L’Harmattan, 2002.
MANNHEIM, K. Sociologia da cultura. São Paulo:
Perspectiva, Edusp, 2004.
MARTINS, J. de S. Sociologia da Fotografia e da
Imagem. São Paulo: Ed. Contexto. 2008.
_____, ECKERT, C. e CAIUBY NOVAES, S. (org.) O
imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru,
São Paulo : EDUSC, 2005.
MOULIN, R. De la valeur de l’art. Paris: Flammarion,
_____. Escrituras da imagem. São Paulo : Edusp, 2004.
PEIXOTO, C. E. Antropologia & Imagem: narrativas
diversas. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
PÉQUIGNOT, B. “La Sociologie de l’art et de la
culture”. In Berthelot, J-M. La sociologie française
contemporaine. Paris: Quadrige / PUF, 2001.
VELHO, G. (org.) Sociologia da Arte. Rio de Janeiro:
Zahar Ed.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte