Resumo
Ensaio FotográficoReferências
CARTIER-BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. Barcelona e Amadora: Editorial
Gustavo Gili, 2004.
COLLIER, J. Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. São Paulo: EPU, Editora
da Universidade de São Paulo, 1973.
ERNST, Bruno. O espelho mágico de M. C. Escher. Berlim: Taschen, 1978.
FREIRE, Marcius. Gregory Bateson, Margaret mead e o caráter balinês. Notas sobre os procedimentos
de observação fotográfica em Balinese Character. A Photographic analysis. Revista
Alceu, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 60-72. 2006.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São
Paulo: Annablume, 2011.
GURAN, Milton. Fotografar para descobrir, fotografar para contar. Cadernos de Antropologia e
Imagem, Rio de Janeiro, 10(1), p. 155-165, 2000.
INGOLD, Tim. Being alive: essays on movement, knowledge and description. Londres: Routledge,
LEROI-GOURHAN, A.. Évolution et techniques II: Milieu et techniques. Paris: Albin Michel,
.
______. Évolution et techniques I : L’homme et la matière. Paris: Albin Michel, 2004 [1943].
MAUSS, M. Techniques, technology and civilization. Nova York: Oxford; Berghahn Books, 2006.
SAMAIN, Etienne. Ver e dizer na tradição antropológica. Bronislaw Malinowski e a fotografia.
Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 2, p. 19-48, 1995.
_____. Balinese character (re)visitado (Etienne Samain). In: ALVES, André. Os argonautas do
mangue. Campinas: Editora da Unicampo; São Paulo: Imprensa Oficial, 2004.
SAUTCHUK, C. E. O arpão e o anzol: técnica e pessoa no estuário do Amazonas (Vila Sucuriju,
Amapá). Tese de doutorado, Departamento de Antropologia – Universidade de Brasília.
_____. Cine-weapon: the poiesis of filming and fishing. Vibrant, Brasília, v. 9, p. 406-430, 2012.
SIMONDON, Gilbert. L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information. Grenoble:
Éditions Jérôme Millon, 2005.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte