O teatro fora de si: considerações sobre a importância do espectador na política da arte contemporânea
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Como Citar

GUIMARÃES, Gustavo Lourenço Jorge. O teatro fora de si: considerações sobre a importância do espectador na política da arte contemporânea. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 3, 2011. DOI: 10.20396/proa.v3i.16457. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16457. Acesso em: 14 jun. 2024.

Resumo

Este artigo discute as formas de percepção que estão em jogo no teatro contemporâneo e coloca no centro da discussão a relação entre arte e política. A questão principal é que nas práticas artísticas contemporâneas o espectador não pode ser entendido como um receptor passivo, mas efetivamente como um cocriador que elabora novos caminhos e propõe significados a partir da própria experiência. Partindo do teatro contemporâneo e das relações por ele propostas entre a encenação e os espectadores, o presente artigo considera que a política da arte contemporânea está menos nas tematizações e na afirmação de um engajamento artístico do que na proposição de uma experiência sensível, em que o espectador ocupa posição central.
https://doi.org/10.20396/proa.v3i.16457
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