O pequeno museu de mim - a vida das coisas
PDF

Como Citar

NOVO, Carmen. O pequeno museu de mim - a vida das coisas. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 2, 2010. DOI: 10.20396/proa.v2i.16442. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16442. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O pequeno museu de mim - a vida das coisas é meu projeto mais recente. Criado durante minha participação na residência Écritures de Lumière, ele reúne uma série de fotografias e vídeos que contam a história de objetos.

A ideia foi criar uma coleção - daí o título "O pequeno museu..." -, de narrativas e imagens de coisas importantes nas vidas das pessoas. É como se nos apropriássemos dos significados afetivos que esses objetos adquirem ao se relacionar com aqueles que os possuem.

Para formar o "acervo", convidei voluntários a me mostrarem algo que lhes fosse importante e contar o porquê desse valor. Então, realizei um ensaio fotográfico de cada peça e gravei o depoimento, que entraria em off nos pequenos filmes que também ilustram a mostra.

Em maio, as fotografias e vídeos foram apresentados no CRDP (Centre Régional de Documentation Pédagogique d'Auvergne), em Clermont-Ferrand, e entre os meses de junho e julho, integraram a mostras Le petit musée et d'autres histoires(O pequeno museu e outras histórias), na Orangerie do Château de la Louvière, em Montluçon, França; na Galeria Quarta Parede, em São Paulo; e na Pinacoteca de São Bernardo, no ABC paulista.

https://doi.org/10.20396/proa.v2i.16442
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.