Resumo
Partindo da experiência de um curso de cinema em uma comunidade carente do Rio de Janeiro, este texto procura pensar o cinema e o vídeo a partir de uma perspectiva centrada na concepção de agência. Procuramos dar conta dos discursos nativos sobre identidade e alteridade, destacando o poder e a capacidade de agir das imagens na constituição dessas categorias no contexto de um projeto de autorepresentação. Buscamos o rendimento de um paradigma pós-interpretativo para a análise e compreensão de problemas colocados pela pesquisa etnográfica no campo do audiovisual.Referências
ALVARENGA, C. & HIKIJI, R.S. De "dentro do bagulho: o vídeo a partir da periferia",
In: Sexta-Feira - Antropologias, Artes e Humanidades, n. 8 - Periferia; São Paulo:
Editora 34, 2006, v.1, p. 183-204.
BERNARDET, J.-C. Cineastas e imagens do povo; São Paulo: Brasiliense, 1985.
CAIUBY NOVAES, S. “Funerais entre os Bororo: imagens da refiguração do mundo”, in
Revista de Antropologia; São Paulo: FFLCH-USP, vol 49, nro 1, jan/jun 2006.
CARMINATI, T. Z. “Imagens da favela, imagens pela favela: etnografando
representações e apresentações fotográficas em favelas cariocas”, in Devires
imagéticos – Representações / apresentações de si e do outro; Rio de Janeiro: 7
Letras, 2009.
CLIFFORD, J. “Sobre a autoridade etnográfica”, in GONÇALVES, J. R. (Org). A
experiência etnográfica: Antropologia e Literatura no século XX; Rio de Janeiro: ed.
UFRJ, 1998.
CLIFFORD, J.; MARCUS, G. E. (Orgs). Writing Culture: the poetics and politics of
ethnografy; San Francisco: University of California Press, 1986.
COSTA, C. A. "Como incorporar a ambigüidade? Representação e tradução cultural na
prática da realização do filme etnográfico", in BARBOSA, A.; CUNHA, E. T. & HIKIJI, R.
S. G. (Orgs). Imagem-conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos;
Campinas: Papirus, 2009.
DA-RIN, S. Espelho partido – tradição e transformação do documentário; Rio de
Janeiro: Azougue Editorial, 2004.
DELEUZE, G. “As potências do falso”, in A imagem-tempo. Cinema 2; São Paulo:
Brasiliense, 1990.
FRASER, N.; HONNETH, A. Redistribution or Recognition? A political – philosophical
exchange; London: Versos, 2003.
GAMA, F. M. V. Favelas e auto-representação fotográfica: Olhares do Morro; Rio de
Janeiro: PPCIS-UERJ, 2006.
GELL, A. Art and Agency – an anthropological theory; New York: 1998
________. “A tecnologia do encanto e o encanto da tecnologia”, in Revista
Concinnitas; Online: PPGARTES-UERJ, ano 6, vol 1, nro 8, jul 2005.
GEERTZ, C. Obras e vidas – o antropólogo como autor; Rio de Janeiro: ed. UFRJ, 2005.
GONÇALVES, M. A. T. O Real Imaginado. Etnografia, Cinema e Surrealismo em Jean
Rouch; Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.
GONÇALVES, M. A. T. & HEAD, S. C. (Orgs). “Confabulações da alteridade: imagens
dos outros (e) de si mesmos”, in Devires imagéticos – Representações / apresentações
de si e do outro; Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
HAMBURGUER, E. I. “Políticas da representação: ficção e documentário em Ônibus
”, in MOURÃO, M. D.; LABAKI, A. (Orgs). O Cinema do Real; São Paulo: Cosac &
Naify, 2005.
HIKIJI, R. S. G. "Imagens que afetam: filmes da quebrada e o filme da antropóloga",
in GONÇALVES, M. A. T. & HEAD, S. C. (Orgs). Devires imagéticos – Representações /
apresentações de si e do outro; Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
MADIH, D. O que querem as imagens endógenas?; Trabalho apresentado na 14ª
edição do Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Recife: XIV CISO, 2009.
MILLER, D. “Materiality: an introduction”, in Materiality; Durham and London: Duke
University Press, 2005.
RUBY, J. “Speaking for, speaking about, speaking with, or speaking alongside”, in
Picturing Culture: Explorations of Film & Anthropology; Chicago & London: The
University of Chicago Press, 2000.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte