O(s) público(s) de um artista popular engajado. Bernard Lavilliers e o sentido da pós-modernidade
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Palavras-chave

Sociologia de públicos
Recepção social
Canção engajada
Política
Concertos

Como Citar

MABILON-BONFILS, Béatrice. O(s) público(s) de um artista popular engajado. Bernard Lavilliers e o sentido da pós-modernidade. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 00, p. 1–32, 2010. DOI: 10.20396/proa.v2i00.16422. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16422. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

Na tradição intelectual francesa, a canção social engajada foi por muito tempo contra-poder. Com as mudanças da produção artística, a canção moderna empenhou-se num processo econômico-industrial-técnico-comercial. A tradição francesa da canção engajada teria desaparecido com as novas mídias? A mercantilização da canção se expressaria por um declínio da função política do artista? Este artigo trata de interrogar a recepção social das canções de um artista engajado, Bernard Lavilliers, a fim de ler a arte tal como ela é vivida nos concertos por seus públicos. A partir de uma pesquisa de campo sociológica (questionários, entrevistas e observações de concertos), trata-se de elaborar uma tipologia de públicos e de compreender a função simbólica do artista como mediador de mensagens políticas, seu papel imaginário, seu lugar simbólico, para captar a música como fato social e compreender esta “comunidade ficcional provisória” que constitui o público de um concerto
https://doi.org/10.20396/proa.v2i00.16422
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