CAPÍTULOS DA MODERNIDADE: moda e consumo na Paris do século XIX
PDF

Como Citar

MICHETTI, Miqueli. CAPÍTULOS DA MODERNIDADE: moda e consumo na Paris do século XIX. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 1, 2009. DOI: 10.20396/proa.v1i.16406. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16406. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo é um estudo sobre as relações entre o desenvolvimento da moda e do consumo em seu sentido moderno e as transformações materiais e simbólicas trazidas pela modernidade nascente. O século XIX constitui o foco principal da análise, no entanto, o mapeamento das origens desses fenômenos sociais ganha densidade se retrocedermos ao período histórico anterior, quando as aparências eram reguladas por leis. Esse contraponto permite perceber tanto a profundidade das mudanças referidas ao contexto moderno quanto a reconstrução das hierarquias implicadas nas novas relações de consumo. A cidade de Paris constitui o recorte espacial da análise, visto que ela pode ser considerada um centro mundial de moda e a construção dessa hegemonia ocorre no contexto apresentado no texto a seguir.
https://doi.org/10.20396/proa.v1i.16406
PDF

Referências

Referências Bibliográficas

BENJAMIN, W. Paris, Capital do século XIX. In: KOTHE, F. (org). Walter Benjamin. São Paulo: Ática, 1991.

BENJAMIN, W. Moda. IN: BOLLE, W. (org). Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BRAGA, J. História da Moda: uma narrativa. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2004.

LIPOVETSKY, G. O Império de Efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

LIPOVETSKY, G. & ROUX, E. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MARINAS, J. M. La fábula del bazar: orígenes de la cultura del consumo. Madrid: La Balsa de la Medusa, 2001.

MICHETTI, M. Sobre a moda: uma abordagem benjaminiana. IN: BUENO, S.F. (org). Teoria Crítica e Sociedade Contemporânea. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

ORTIZ, R. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991.

ORY, P. Les expositions universelles de Paris. Paris: Éditions Ransay, 1982.

PESAVENTO, S. J. Exposições universais: espetáculos da modernidade do século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.

PERROT, P. Les dessus et les dessous de la bourgeoisie: une histoire du vêtement au XIXe siècle. Paris : Fayard, 1981.

PERROT, P. Le travail des apparences: ou les transformations du corps féminin XVIIIe–XIXe siècle. Paris : Editions du Seuil, 1984.

ROCHE, D. La culture des apparences: une histoire du vêtement XVIIe

- XVIIIe siècle. Paris: Fayard, 1989.

ROCHE, D. Histoire des choses banales: naissance de la consommation XVIIe – XIXe siecle. Paris : Fayard, 1997.

SIMMEL, G. A moda. IN: ______.. Fidelidade, gratidão e outros textos. Lisboa: Relógio d’água Editores, 2004.

SOUZA, G. M. O Espírito das Roupas: A Moda no século XIX. São Paulo: Cia da Letras, 1996.

STEELE, V. Paris fashion: a cultural history. New York: Oxford University Press, 1999.

VEBLEN, T. A Teoria da Classe Ociosa. São Paulo: Pioneira Editora, 1965.

WILLIAMS, R.H. Dream Worlds: mass consumption in late nineteenth-century France. Los Angeles: University of California Press, 1991.

ZOLA, E. O Paraíso das Damas. São Paulo: Cia Brasil Editora, 1956.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 PROA - Revista de Antropologia e Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.