Banner Portal
Horácio Sat. 1.4, a comédia de Terêncio e a filiação do gênero satírico
PDF

Palavras-chave

Horácio. Terêncio. 1.4 sátira. Adelphoe.

Como Citar

ZANFRA, Marcello Peres. Horácio Sat. 1.4, a comédia de Terêncio e a filiação do gênero satírico. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 17, n. 1, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9424. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo consiste na análise e interpretação da sátira 1.4 de Horácio tomando-a em perspectiva com as três primeiras do livro. Nossa leitura é que 1.4 sintetiza, num momento programático e de definição da genealogia da, sátira, questões poéticas e temáticas trazidas anteriormente. Nesse processo, Horácio se distancia de Lucílio e de seu modelo de repreensão dos vícios, a comédia antiga, adotando como modelo a comédia nova - fabula palliata - por ser coerente com sua persona construída em 1.4 que tem interesse em expor os vícios universais humanos em personagens tipificados e sem o riso excessivo. Por fim, Horácio adota Terêncio como modelo cômico para sua sátira, por meio da representação de seu pai emulando Dêmea, de Adelphoe. Gracejando na sátira sobre os defeitos do mundo e de si mesmo, Horácio adota um riso menos invectivo e mais anódino que permite ao satirista demonstrar maior consciência sobre os vícios humanos.
PDF

Referências

ANDERSON, W. S. (1982). Autobiography and Art in Horace. In: ANDERSON, W. S. Essays on Roman Satire. New Jersey: Princeton University Press, pp. 13-49.

ARISTÓTELES (1993). Poética. Tradução de Eudoro de Souza. 2ª edição. Edição Bilíngue. São Paulo: Ars Poetica.

CUCCHIARELLI, A. (2006). La commedia greca antica a Roma. Atene e Roma. Nuova Serie, Le Monier, LI - Fasc. 4, pp. 157-177.

CUCCHIARELLI, A. (2001). La satira e il poeta. Orazio tra Epodi e Sermones. Pisa: Giardini Pisa.

FAIRCLOUGH, H. R. (1913). Horace’s view of the relations between satire and comedy, The American Journal of Philology, vol. 34, n. 2, pp. 183-93.

FREUDENBURG, K. (1993). Horatian Satire and the conventions of Popular Drama. In: FREUDENBURG, K. The walking muse. Horace on the theory of satire. New Jersey: Princeton University Press, pp. 3-46.

FREUDENBURG, K. (2005). Introduction: Roman Satire. In: The Cambridge Companion to Roman Satire. Edited by Kirk Freudenburg. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 1-32.

GOWERS, E. (2005). The restless Companion: Horace Satires 1 and 2. In: The Cambridge Companion to Roman Satire. Edited by Kirk Freudenburg. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 48-61.

HASEGAWA, A. P. (2011). A fraqueza de Flaco no livro dos Epodos. Rio de Janeiro: 7Letras, pp. 133-144.

HASEGAWA, A. P. Flaccus’ Poetics: Horace-Paris saved by Mercury-Augustus. In: Augustan Poetry, new trends and revaluation. São Paulo: Humanitas. No prelo.

HORACE (2012). Satires. Book I. Edited by Emily Gowers. Cambridge: Cambridge University Press.

HORACE (1999). Satires, Epistles and Ars Poetica. Translated by H. Rushton Fairclough. The Loeb Classical Library. Cambridge, MA: Harvard University. HORÁCIO (1984). Arte Poética. Tradução de Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito.

HORÁCIO (2013). Sátiras. Tradução e comentários por Edna Ribeiro de Paiva. Niterói: Editora da UFF.

HUNTER, R. L. (1985). Horace on friendship and free speech. Hermes, 113, n. 4, pp. 480- 490.

KEMP, J. (2010). A Moral purpose; A Literary Game: Horace, Satires 1,4. Classical World, Volume 104, n. 1, pp. 59-76, Fall.

LEACH, E. W. (1971). Horace’s Pater Optimus and Terence’s Demea: Autobiographical Fiction and Comedy in Sermo, I, 4. The American Journal of Philology, vol. 92, n. 4, pp. 616-632.

MUECKE, F. (2008). The Satires. In: The Cambridge Companion to Horace. Edited by Stephen Harrison. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 105-120.

MURACHCO, F. (2002). Sobre a sátira 2 do livro I de Horácio: Introdução, tradução e análise. Hipnos, Ano 7 / n. 8, pp. 103-124.

SCHLEGEL, C. (2000). Horace and his Fathers: Satires 1.4 and 1.6. American Journal of Philology, volume 121, n. 1 (Whole Number 481), pp. 93-119.

SCHLEGEL, C. (2010). Horace and the Satirist’s Mask: Shadowboxing with Lucilius. In: A Companion to Horace. Edited by Gregson Davis. Malden - Oxford - West Sussex: Wiley Blackwell, pp. 253-270.

TERENCE (1998). Adelphoe. Edited by R.H. Martin. Cambridge: Cambridge University Press.

TERENCE (1963). Adelphoe. In: P. Terenti Afri Commoediae. Edited by R. Kauer and W. M. Lindsay. Oxford: Oxford University Press, pp. 273-323.

ZETZEL, J. E. G. (1980). Horace’s liber sermonum: the structure of ambiguity. Arethusa, vol. 13, n. 1, pp. 59-77.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.