Resumo
Definido pela doutrina platônica de música como a ordem do movimento, o ritmo utilizado na poesia foi classificado pelos gramáticos antigos através de suas medidas métricas. Embora se baseiem na doutrina neoplatônica de música, que considera a poesia como parte da música, as artes poéticas medievais utilizam o conceito de ritmo, justamente, para distinguir a nascente poesia em vernáculo da época da poesia métrica em grego e em latim. Pretende-se analisar os múltiplos deslocamentos, apropriações e redefinições promovidas pelas artes poéticas medievais a fim de integrar a nascente poesia rítmica ao sistema de conhecimentos transmitido pelos tratados antigos.Referências
ANONIME (2003). Rhétorique à Herennius. Paris: Les Belles Lettres.
ARISTOTE (1965). Poétique. Ed. J. Hardy. Paris: Les Belle Lettres.
ARISTOTE (1973). Rhétorique. Trad. André Wartelle. Paris: Les Belles Lettres.
BENVENISTE, Émile (1976). Problèmes de Linguistique Générale. Paris: Gallimard. v. 1.
CASTANHEIRA, Carolina Parizzi. De institutione musica, de Boécio: livro 1, tradução e comentários. 2010. 154 f. (Dissertação em Estudos Literários) – Programa de Pós-graduação em Letras, Faculdade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2010.
CICÉRON (1957). De l’Orateur. Paris: Les Belles Lettres.
CICÉRON (2008). L’Orateur. Du meilleur genre d’orateurs. Paris: Les Belles Lettres.
DANIEL, Arnaut (2000). Sirventese e canzoni. Milano: Einaudi.
DANTE, Alighieri (2011). De Vulgari eloquentia: sobre a eloquência em vernáculo. Porto Alegre: Tiago Tresoldi Editore.
DESCHAMPS, Eustache (1903). Œuvres complètes. Ed. Le Marquis de Queux de Saint-Hilaire et Gaston Raynaud. Paris: Firmin-Didot. t. III.
DESCHAMPS, Eustache (2010). L’Art de dictier et de fere chançons. In: GALLY, M. Oc, oïl, si. Les langues de la poésie entre grammaire et musique. Paris: Fayard.
DIOMEDES (1961). Artis grammaticae libri III, ex charisii arte grammatica excerpta. Ex recensione Henrici Keilii. Vol. 1. Hildesheim: Georg Olms.
DIONISIO TRACIO (2002). Gramática: comentarios antiguos. Trad. Vicente Bécares Botas. Madrid: Gredos.
FARAL, Edmond (ed.) (1924). Les Arts Poétiques du XIIe et du XIIIe siècle: recherches et documents sur la technique littéraire du Moyen Âge. Paris: Édouard Champion.
JOHN OF GARLAND (1974). Parisiana Poetria: de arte prosayca, metrica et rithmica. New Haven: Yale University Press.
GÓRGIAS (1993). Elogio de Helena. In: ______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Manuel Barbosa e Inês de Ornellas de Castro. Lisboa: Colibre.
LANGLOIS, Ernest (ed.) (1902). Recueil d’Arts de Seconde Rhétorique. Paris: Imprimerie nationale, 1902. Disponível em: <http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6230272p/f1.image>. Acesso em: 03 jan. 2018.
KEIL, Heinrich (ed.) (1961). Grammatici latini: Scriptores Artis Metricae. Leipzig: Georg Olms Verlagsbuchhandlung. v. 6.
LE GOFF, Jacques (1988). L’Exemplum et la rhétorique de la prédication aux XIIIè et XIVè siècles. In: LEONARDI, C.; MENESTO, E. Retorica e poetica tra i secoli XII e XIV: atti del secondo Convegno internazionale di studi dell’Associazione per il Medioevo e l’Umanesimo latini. Perugia: Firenze, pp. 3-29.
MARGUIN-HAMON, Elsa (2010). Jean de Garlande, entre poétique et musique. Revue d’histoire des textes, Paris, n. 8, v. 5, pp. 175-197.
MARI, Giovanni (1899). I trattati medievali di ritmica latina. Milano: Hoepli.
MARSHALL, John Henry (1972). The Razos de trobar of Raimon Vidal and associated texts. London: Oxford University Press.
MESCHONNIC, Henri (1982). Critique du rythme: antropologie historique du langage. Paris: Verdier.
MONTAIGLON, Anatole (1878). Recueil de poésies françoises des XVe et XVe siècles. Paris: Jannet. t. III.
QUINTILIANO (2015). Instituição Oratória. Trad. Bruno Fregni Basseto. Campinas: Editora Unicamp. 4 t.
PLATO (1902). Platonis opera. Ed. John Burnet. London: Oxford University Press. 4 t.
PLATO (2002). The Collected Dialogues of Plato. New Jersey: Princeton University Press. 2 t.
PLATO (2005). A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
ZUMTHOR, Paul (2001). A letra e a voz. São Paulo: Cia. das Letras.