Banner Portal
O ritmo e o metro: a poética medieval entre a retórica e a música
PDF

Palavras-chave

Doutrina musical
Poéticas medievais
Retórica antiga
Poesia rítmica.

Como Citar

COSTA, Daniel Padilha Pacheco da. O ritmo e o metro: a poética medieval entre a retórica e a música. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 18, n. 2, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9598. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Definido pela doutrina platônica de música como a ordem do movimento, o ritmo utilizado na poesia foi classificado pelos gramáticos antigos através de suas medidas métricas. Embora se baseiem na doutrina neoplatônica de música, que considera a poesia como parte da música, as artes poéticas medievais utilizam o conceito de ritmo, justamente, para distinguir a nascente poesia em vernáculo da época da poesia métrica em grego e em latim. Pretende-se analisar os múltiplos deslocamentos, apropriações e redefinições promovidas pelas artes poéticas medievais a fim de integrar a nascente poesia rítmica ao sistema de conhecimentos transmitido pelos tratados antigos.
PDF

Referências

ANONIME (2003). Rhétorique à Herennius. Paris: Les Belles Lettres.

ARISTOTE (1965). Poétique. Ed. J. Hardy. Paris: Les Belle Lettres.

ARISTOTE (1973). Rhétorique. Trad. André Wartelle. Paris: Les Belles Lettres.

BENVENISTE, Émile (1976). Problèmes de Linguistique Générale. Paris: Gallimard. v. 1.

CASTANHEIRA, Carolina Parizzi. De institutione musica, de Boécio: livro 1, tradução e comentários. 2010. 154 f. (Dissertação em Estudos Literários) – Programa de Pós-graduação em Letras, Faculdade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 2010.

CICÉRON (1957). De l’Orateur. Paris: Les Belles Lettres.

CICÉRON (2008). L’Orateur. Du meilleur genre d’orateurs. Paris: Les Belles Lettres.

DANIEL, Arnaut (2000). Sirventese e canzoni. Milano: Einaudi.

DANTE, Alighieri (2011). De Vulgari eloquentia: sobre a eloquência em vernáculo. Porto Alegre: Tiago Tresoldi Editore.

DESCHAMPS, Eustache (1903). Œuvres complètes. Ed. Le Marquis de Queux de Saint-Hilaire et Gaston Raynaud. Paris: Firmin-Didot. t. III.

DESCHAMPS, Eustache (2010). L’Art de dictier et de fere chançons. In: GALLY, M. Oc, oïl, si. Les langues de la poésie entre grammaire et musique. Paris: Fayard.

DIOMEDES (1961). Artis grammaticae libri III, ex charisii arte grammatica excerpta. Ex recensione Henrici Keilii. Vol. 1. Hildesheim: Georg Olms.

DIONISIO TRACIO (2002). Gramática: comentarios antiguos. Trad. Vicente Bécares Botas. Madrid: Gredos.

FARAL, Edmond (ed.) (1924). Les Arts Poétiques du XIIe et du XIIIe siècle: recherches et documents sur la technique littéraire du Moyen Âge. Paris: Édouard Champion.

JOHN OF GARLAND (1974). Parisiana Poetria: de arte prosayca, metrica et rithmica. New Haven: Yale University Press.

GÓRGIAS (1993). Elogio de Helena. In: ______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Manuel Barbosa e Inês de Ornellas de Castro. Lisboa: Colibre.

LANGLOIS, Ernest (ed.) (1902). Recueil d’Arts de Seconde Rhétorique. Paris: Imprimerie nationale, 1902. Disponível em: <http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6230272p/f1.image>. Acesso em: 03 jan. 2018.

KEIL, Heinrich (ed.) (1961). Grammatici latini: Scriptores Artis Metricae. Leipzig: Georg Olms Verlagsbuchhandlung. v. 6.

LE GOFF, Jacques (1988). L’Exemplum et la rhétorique de la prédication aux XIIIè et XIVè siècles. In: LEONARDI, C.; MENESTO, E. Retorica e poetica tra i secoli XII e XIV: atti del secondo Convegno internazionale di studi dell’Associazione per il Medioevo e l’Umanesimo latini. Perugia: Firenze, pp. 3-29.

MARGUIN-HAMON, Elsa (2010). Jean de Garlande, entre poétique et musique. Revue d’histoire des textes, Paris, n. 8, v. 5, pp. 175-197.

MARI, Giovanni (1899). I trattati medievali di ritmica latina. Milano: Hoepli.

MARSHALL, John Henry (1972). The Razos de trobar of Raimon Vidal and associated texts. London: Oxford University Press.

MESCHONNIC, Henri (1982). Critique du rythme: antropologie historique du langage. Paris: Verdier.

MONTAIGLON, Anatole (1878). Recueil de poésies françoises des XVe et XVe siècles. Paris: Jannet. t. III.

QUINTILIANO (2015). Instituição Oratória. Trad. Bruno Fregni Basseto. Campinas: Editora Unicamp. 4 t.

PLATO (1902). Platonis opera. Ed. John Burnet. London: Oxford University Press. 4 t.

PLATO (2002). The Collected Dialogues of Plato. New Jersey: Princeton University Press. 2 t.

PLATO (2005). A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

ZUMTHOR, Paul (2001). A letra e a voz. São Paulo: Cia. das Letras.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.