Banner Portal
Une affaire de femmes
PDF

Palavras-chave

Eurípides. Medéia.

Como Citar

OLIVEIRA, Flávio Ribeiro de. Une affaire de femmes. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 2, 2012. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9574. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Nunca a nau Argo, rumo a solo cólquido, transvoasse as Simplégades cianas! Jamais nos pélios lucos decaísse cortado pinho que virasse remo em mãos de bravos que o pancríseo velo deram a Pêlias! Pois Medéia minha dona às torres da terra de Iolco não viria, porJasão de amor turbada; nem de Pêlias as filhas suadiria a matá-lo; aqui nunca viveria com seu marido e filhos, agradando êxule ao povo da coríntia terra, ela em tudo concorde comJasão. A segurança torna-se suprema quando mulher do esposo não disside. Mas ora é tudo imigo, sofre o amor: traiu seus filhos e a senhora minha Jasão e em núpcias régias vai deitar-se co'a filha de Creonte, o soberano. Medéia, a miseranda, desonrada evoca juramentos, clama a fé empenhada: deidades chama testes do que recebe deJasão em troca. Jaz inane, seu corpo entreglle a dores, esvaindo-se o tempo todo em lágrimas, pós ouvir que seu homem a lesara. Nem alça os olhos nem afasta o rosto da terra e como pedra ou onda equórea condescende aos conselhos dos amigos — exceto quando vira o colo alvíssimo e deplora consigo o caro pai, a terra, a casa que traiu ao vir com o varão que desonrada a tem. Aprende a desgraçada, no desastre, que deixar não se deve o solo pátrio. Odeia os filhos; não lhe apraz olhá-los. Tremo que trame novidades, pois o espírito tem grave e a dor não há de suportar: eu a conheço e temo que no fígado finque agudo gládio, após entrar silente no aposento ou que mate o tirano e o que se casa e receba depois maior desdita. Ela é terrível: quem seu inimigo se tornar não trará vitória fácil. Mas eis que, findas as corridas, vêm as crianças, incônscias das agruras da mãe: sofrer não ama a mente nova.

PDF
Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.