Banner Portal
Ilíada canto XIV - Dios Apáte: Zeus iludido
PDF

Palavras-chave

Zeus. Ilíada.

Como Citar

CAMPOS, Haroldo de. Ilíada canto XIV - Dios Apáte: Zeus iludido. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 2, 2012. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9570. Acesso em: 22 abr. 2024.

Resumo

Não escapou de Néstor o alarido, embora entretido a beber. A Macáone Asclepíade disse palavras-asas: " ue rumo presumes as coisas vão tomar? Cresce o clamor dos jovens junto às naus. Bebe o vinho roxo-flâmeo e fica aqui sentado, enquanto Hecamede, madeixas-lindas, te aquenta um banho e os coágulos de sangue n'água quente se lavam.Junto a um atalaia vou-me informar de tudo." Falou e apanhou o broquel bem-lavrado do filho, o ágil éqüite Trasimedes, o qual lhe sobraçara o escudo deixando-lhe na tenda o seu, brônzeo-brilhante. Tomou da rija lança, então, pontiaguçado bronze e, fora da tenda, viu a triste cena: acossados uns, outros acuando; os Troianos impam; rota a muralha grega. Como o pélago amplo-purpúreo se infla, ao longe, de ondas mudas, pressentindo o sonoro vendaval e freando o tumulto da vaga, até que Zeus defina o rumo de seu sopro; o velho assim, amargo no coração, sentia-se hesitar: mergulhar no vórtice dos Dânaos de corcéis-velozes, ou procurar o Atreide Agamêmnon, o rei; este o melhor alvitre, ponderou. Enquanto isso, matavam-se uns aos outros os guerreiros: golpes de lança e espada, o bronze circunsoando.

PDF
Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.