Banner Portal
Hipólito em versos portugueses
PDF

Palavras-chave

Hipólito. Língua clássica. Resenha.

Como Citar

FUNARI, Pedro Paulo. Hipólito em versos portugueses. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 10, n. 10, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9497. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A história de Hipólito, na mitologia grega, apresenta algumas particularidades que causam tanto estranhamento, para o mundo moderno, como aproximações, de forma paradoxal e complementar. Já por isso, a narrativa de Eurípides (480-406 a.C.) continua a fascinar. Mas, do que trata a o relato, na interpretação de Eurípides? A tragédia relata o destino de Hipólito, um rapaz casto e devoto da deusa virgem da caça e da vida silvestre, Ártemis (Diana, para os latinos) A divindade do amor, Afrodite (a Vênus dos latinos), indignada pelo desprezo de Hipólito, faz com que a jovem madrasta de Hipólito, Fedra, apaixone-se por ele. A serva de Fedra revela a Hipólito que sua madrasta o ama e ele a rejeita. Fedra envergonha-se, suicida-se e deixa ao seu marido Teseu e pai de Hipólito uma nota na qual afirma que o jovem a tentara violar. Teseu bane e amaldiçoa o filho, que parte e morre em um acidente de carro. Teseu fica contente, mas a deusa Ártemis revela para ele que fora tudo parte de um plano pérfido da deusa do amor, Afrodite, o que dá tempo a que pai e filho se reconciliem, antes da morte do rapaz.
PDF
Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.