Banner Portal
Duas visualidades bucólicas: Verg., Ecl. 2. 45-55 e 6. 13-26
PDF

Palavras-chave

Virgílio. Éclogas. Visualidades poéticas. Argumentação. Ornamento.

Como Citar

MARTINS, Paulo. Duas visualidades bucólicas: Verg., Ecl. 2. 45-55 e 6. 13-26. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 11, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9487. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio ocupa-se de visualidades poéticas no Virgílio das Éclogas, isto é, imagens verbais que produzem phantasía na recepção desses poemas. Essas características visuais da poesia são trabalhadas tanto sob a perspectiva elocutiva, como sob a perspectiva das funcionalidades poéticas e suas finalidades neste gênero poético. Portanto, o trabalho, de um lado, opera a associação entre écfrase e digressão; e, de outro, discute a doutrina horaciana do dulce et utile, em dois momentos das Bucólicas de Virgílio.

PDF

Referências

Barchiesi, A. (1997). “Virgilian narrative: Ecphrasis” in: Martindale, C., ed.. The Cambridge Companion to Virgil. Cambridge: Cambridge University Press. 1997.

Boyle, A. J. (1975). “A Reading of Virgil’s Eclogues” in: Ramus,4.2. Melbourne: The Hawthorn Press: 187-203.

Breed, B. A. (2006a). Pastoral Inscriptions. Reading and Writing Virgil’s Eclogues. London: Duckworth.

Breed, B. A. “Time and Textuality in the Book of Eclogues” in: Fantuzzi, M.; Papanghelis, T., eds. (2006). Brill’s Companion to Greek and Latin Pastoral. Leiden: Brill: 333-367.

Clausen, W. (1995). Virgil Eclogues. Edited by W. Clausen. Oxford: Oxford University Press.

Coleman, R. (1977-2001). Vergil Eclogues. Cambridge Greek and Latin Classics. Cambridge: Cambridge University Press.

Conington, J.; Hardie, P.; Breed, B. W. (1898-2007). Virgil Eclogues. With a new general introduction by P. Hardie and an indroduction to the Eclogues by B. W. Breed. Bristol: Bristol Phoenix Press.

Conte, G.B. (1996). The Rhetoric of Imitation. Translated by C. Segal. Ithaca: Cornell University Press.

Cucchiarelli, A. (2012). Publio Virgilio Marone. Le Bucoliche (introduzione e comento). Roma: Carocci editore.

Deremetz, A. (1987). “Le Carmen deductum ou le fil du poème: À propos de Virgile, Buc. VI” in: Latomus 46: 762-777.

DuQuesney, I. M. (1981). “Vergil First Eclogue” in: PLLS, 3: 29-182.

Egan, R. B. (1980). “Satis Est Potuisse Videri” in: CW, 73: 379-383.

Hasegawa, A. P. (2012). Os limites do gênero bucólico em Vergílio. Um estudo das éclogas dramáticas. São Paulo: Humanitas.

Hubbard, Th. K. (1995). “Allusive artistry and Vergil’s revisionary program: Eclogues 1-3” in: MD, 34: 37-67.

Hunter, R., ed. (1999). Theocritus. A Selection. Idylls 1,3,4,6,7,10,11 and 13. Cambridge: Cambridge University Press.

Kenney, E. J. (1999). “Virgil and the Elegiac Sensibility” in: Hardie, P., ed. (1999). Virgil : critical assessments of classical authors. Vol. 1, General articles and the eclogues. London: Routledge: 68-83.

Lausberg, H. (1971). Elementos de retórica literária. 3a ed. Trad., prefácio e aditamentos de R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Leach, E. W. (1974). Vergil’s Eclogues. Landscapes of Experience. Ithaca and London: Cornell University Press.

Martins, P. (2005). “Enéias se reconhece” in: Letras Clássicas, 5: 143-157.

Martins, P. “Polignoto, Páuson, Dionísio e Zêuxis – Uma leitura da pintura antiga clássica grega” in: Phaos, 8: 75-98.

Martins, P. (2010). “Parataxe e Imagines” in: Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, 24/25: 141-175.

Moore-Blunt, J. (1977). “Eclogue 2: Virgil’s Utilisation of Theocritean Motifs” in: Eranos, 75: 23- 42.

Nauta, R. R. (2006). “Panegyric in Virgil’s Bucolics” in: Fantuzzi, M.; Papanghelis, T., eds. (2006). Brill’s Companion to Greek and Latin Pastoral. Leiden and Boston: Brill. 301- 331.

Nogueira, E. (2013). Verdade, contenda e poesia nos Idílios de Teócrito. São Paulo: Humanitas.

Page, T. E. (1965). P. Vergili Maronis Bucolica et Georgica. With introduction and notes by T. E. Page. London: Macmillan.

Papanghelis, T. D. (1999). “Eros Pastoral and Profane: On Love in Virgil’s Eclogues” in: S. M. Braund and R. Mayer (1999). Eleven Essays (and one Poem) by Former Research Students: 44-59.

Putnam, M. C. J.. (1970). Virgil’s Pastoral Art. Studies in the Eclogues. Princeton: Princeton University Press.

Putnam, M. C. J. (1998). Virgil’s Epic Designs. Ekphrasis in the Aeneid. New Haven: Yale University Press.

Ross Jr, D. O. (1975). Backgrounds to Augustan Poetry: Gallus, Elegy and Rome. Cambridge: Cambridge University Press.

Ross Jr, D. O. (2008,. “The sixth Eclogue: Virgil’s Poetic Genealogy” in: Volk, K., ed. (2008). Vergil’s Eclogues. Oxford Readings in Classical Studies. Oxford: Oxford University Press: 189-215. (=1975)

Thomas, R. F. (1999a). “Virgil’s Ecphrastic Centerpieces” in Hardie, P., ed. (1999). Virgil : critical assessments of classical authors. Vol. 1, General articles and the eclogues. London: Routledge: 27-36. (= 1983) in: HSCPh 87: 175-84.

Thomas, R. (1999b). “Genre through Intertextuality: Theocritus to Virgil and Propertius” in: Reading Virgil and his Texts. Studies in Intertextuality. Ann Harbor: Michigan University Press: 246-266.

Volk, K., ed. (2008). Vergil’s Eclogues. Oxford Readings in Classical Studies. Oxford: Oxford University Press.

Webb, R. (2009). Ekphrasis, Imagination and Persuasion in Ancient Rhetorical Theory and Practice. Farnham : Ashgate Publishing Limited.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.