Banner Portal
Nestor e a performance da tradição épica no canto 3 da Odisseia
PDF

Palavras-chave

Homer. Odyssey. Tradition. Narrative. Performance.

Como Citar

WERNER, Christian. Nestor e a performance da tradição épica no canto 3 da Odisseia. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 12, n. 12, 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9483. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

Nestor não conta a Guerra de Troia, o seu retorno e o de outros heróis a Telêmaco como um aedo ideal, mas aproximando passado, presente e futuro. É sua experiência que dá o tom da narrativa. O sucesso do cavalo de Troia é uma conquista de Odisseu, mas, na construção ambígua de Nestor, os planos de Odisseu não eram independentes dos do próprio Nestor: na única vez em que isso ocorreu, Odisseu perdeu seu retorno. Já o retorno do ancião baseia-se na sapiência e piedade que continua a demonstrar em Pilos. Ao contrário das histórias de Nestor na Ilíada, na Odisseia elas não funcionam como um ainos, ou seja, não indicam uma opção recomendável de ação ao(s) interlocutor(es) por meio de um exemplo, mas, como na Ilíada, guardam diversas relações com os eventos principais narrados na Odisseia.
PDF

Referências

AMEIS, K. F.; HENTZE, C; CAUER, P. Homers Odyssee: Für den Schulgebrauch erklärt. Leipzig: Teubner, 1920.

ALDEN, M. Homer beside himself: para-narratives in the Iliad. Oxford: Oxford University Press, 2000.

ALLAN, W. Performing the will of Zeus: The dios boulê and the scope of early Greek epic. In: REVERMANN, M.; WILSON, P. (org.) Performance, iconography, reception: studies in honour of Oliver Taplin. Oxford: Oxford University Press, 2008.

APTHORP, M. J. The obstacle’s to Telemachus’ return. CQ v. 30, 1980, p. 1-22.

ASSUNÇÃO, T. R. Diomède le prudent: contingence et action héroïque dans l’Iliade. Paris: tese de doutorado, 2000.

BAKKER, E. J. The meaning of meat and the structure of the Odyssey. Cambridge: Cambridge, 2013.

BAKHTIN, M. M. The dialogic imagination. Tradução: C. Emerson & M. Holquist. Edição: M. Holquist. Austin: University of Texas Press, 1981.

BONIFAZI, A. Homer’s versicolored fabric. Washington D. C.: Center for Hellenic Studies, 2012.

BOUVIER, D. Le sceptre et la lyre: L’Iliade ou les héros de la mémoiré. Grenoble: Jérôme Millon, 2002.

BRÜGGER, C. et al. Band II - Zweiter Gesang (B). Faszikel 2: Kommentar. In: BIERL, A.; LATACZ, J. (org.) Homers Ilias: Gesamtkommentar (Basler Kommentar/BK). 2a ed. Berlin/New York: de Gruyter, 2010.

CLAY, J. S. Odyssean animadversions. In: MONTANARI, F. (org.) Omero tremila anni dopo. Roma: Edizioni di Storia e Letteratura, 2002.

CROTTY, K. The poetics of supplication: Homer’s Iliad and Odyssey. Ithaca: Cornell University Press, 1994.

DANEK, G. Epos und Zitat: Studien zu den Quellen der Odyssee. Wien: Österreichischen Akademie der Wissenschaften, 1998.

DETIENNE, M.; VERNANT, J.-P. Les ruses de l’intelligence: La mètis des grecs. Paris: Flammarion, 1974.

DICKSON, K. Nestor: poetic memory in Greek epic. New York: Garland, 1995.

EISENBERGER, H. Studien zur Odyssee. Wiesbaden: Steiner, 1973.

FORD, A. Homer: the poetry of the past. Ithaca: Cornell University Press, 1992.

FRAME, D. Hippota Nestor. Washington, DC: Center for Hellenic Studies, 2009.

GRETHLEIN, J. Das Geschichtsbild der Ilias: Eine Untersuchung aus phänomenologischer und narratologischer Perspektive. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2006.

HALLIWELL, S. Between ecstasy and truth: interpretations of Greek poetics from Homer to Longinus. Oxford: Oxford University Press, 2011.

JONG, I. J. F. de. A narratological commentary on the Odyssey. Cambridge : Cambridge University Press, 2001.

JÖRGENSEN, O. Das Auftreten der Götter in den Büchern ι-μ der Odyssee. Hermes v. 39, 1904, p. 357-82.

KAHANE, A. Diachronic dialogues: authority and continuity in Homer and the Homeric tradition. Lanham: Rowman & Littlefield, 2005.

KATZ, M. A. Penelope’s renown: meaning and indeterminacy in the Odyssey. Princeton: Princeton University Press, 1991.

KIRK, G. S. The Iliad: a commentary. Volume 1: Books I-IV. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

MARKS, J. Zeus in the Odyssey. Hellenic Studies 31. Cambridge, Mass./London: Center for Hellenic Studies, 2008.

MINCHIN, E. Homer and the resources of memory: some applications of cognitive theory to the Iliad and the Odyssey. Oxford: Oxford University Press, 2001.

MURARI PIRES, F. Mithistória. São Paulo: Humanitas, 1999.

MURNAGHAN, S. The poetics of loss in Greek epic. In: BEISSINGER, M. et al. (org.) Epic traditions in the contemporary world: the poetics of community. Berkeley: University of California Press, 1999, p. 203-20.

OLSON, S. D. Blood and iron: stories and storytelling in Homer’s Odyssey. Leiden: Brill, 1995.

PEPONI, A.-E. Frontiers of pleasure: models of aesthetic response in archaic and classical Greek thought. Oxford: Oxford University Press, 2012.

PETROPOULOUS, J. C. B. The Telemachy and the Cyclic Nostoi. In: MONTANARI, F.; RENGAKOS, A.; TSAGALIS, C. (org.) Homeric contexts: Neoanalysis and the interpretation of oral poetry. Berlin: de Gruyter, 2012.

ROISMAN, H. M. Nestor the good counsellor. CQ v. 55, 2005, p. 17-38.

SAÏD, S. Les crimes des prétendants, la maison d’Ulysse et les festins de l’ Odyssée”. In: SAÏD,S.; DESBORDES, F.; BOUFFARTIGUE, J.; MOREAU, A. (eds.) Études de littérature ancienne. Paris: Presses de l’École Normale Supérieure, 1979, pp. 9-50.

SAMMONS, B. The art and rhetoric of the Homeric catalogue. Oxford: Oxford University Press, 2010.

SEGAL, C. Kleos and its ironies in the Odyssey. In: SCHEIN, S. (org.) Reading the Odyssey: selected interpretive essays. Princeton : Princeton University Press, 1996.

THIEL, H. Homeri Ilias. Hildesheim/Zürick/New York: Olms, 2010. TSAGALIS, C. Epic grief: personal laments in Homer‘s Iliad. Berlin/New York: de Gruyter, 2004. Van WEES, H. Heroes, knights and nutters: warrior mentality in Homer. In: LLOYD, A. B. (org.) Battle in Antiquity. London: Duckworth, 1996.

WERNER, C. A astúcia de Aquiles no canto I da Ilíada. Argos v. 28, 2004b, p. 93-103.

WERNER, C. Os limites da autoridade de Odisseu na Odisséia. Calíope v. 13, 2005, 9-29.

WERNER, C. Odisseia. In: WERNER, C. (org.) Homero: Odisseia. São Paulo: Cosac Naify, 2014a.

WERNER, C. Introdução. In: WERNER, C. (org.) Homero: Odisseia. São Paulo: Cosac Naify, 2014b.

WEST, S. Books I-IV. In: HEUBECK, A. (org.) A commentary on Homer’s Odyssey. Vol. 1. Oxford: Oxford University Press, 1988-92.

WHEELER, G. Sing, Muse...: the introit from Homer to Apollonius. CQ v. 52, 2002, p. 33- 49.

WÖHRLE, G. Telemachs Reise: Väter und Söhne in Ilias und Odyssee oder ein Beitrag zur Erforschung der Männlichkeitsideologie in der homerischen Welt. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1999.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.