Banner Portal
“Afrodite nos simpósios de Baquílides e Píndaro”
PDF

Palavras-chave

Mélica grega tardo-arcaica. Baquílides. Píndaro. Afrodite. Encômio. Simpósio.

Como Citar

RAGUSA, Giuliana. “Afrodite nos simpósios de Baquílides e Píndaro”. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, v. 12, n. 12, 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9481. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo se concentra em fragmentos de encômios, subgênero mélico praticado na poesia tardo-arcaica (séculos VI-V a.C.) de Baquílides e Píndaro: o Fr. 20B (Snell-Maehler), daquele poeta, e o Fr. 123 (Snell), deste. O estudo desses dois fragmentos visa a analisar sua própria classificação genérica nas edições de autoridade, de um lado, e, a partir da imagem de Afrodite, o erotismo da linguagem dos versos remanescentes de canções destinadas à performance no simpósio, de outro. Desse modo, busca pensar as distinções entre os dois encômios, e o diálogo que estabelecem os Frs. 20 B e 123 com as tradições de poesia laudatória e de poesia erótica, que, combinadas à notável dimensão política da composição de Baquílides, apontam para certo tipo de mélica denominada, sobretudo antes da edição dos poetas do gênero na Biblioteca de Alexandria, skólia (“canções convivais”). Já na composição de Píndaro, tal combinação aponta para outro tipo de mélica que o poeta pratica e ao qual alude na Ode ístmica 2, canção de elogio ao vencedor nos famosos jogos atléticos gregos: as canções ditas paidiká, em que adultos seduzem com o canto erótico-encomiástico os belos meninos, os belos efebos, que contemplam no simpósio.
PDF

Referências

Bowie, E. “Greek table-talk before Plato”. Rhetorica 11, 1993, pp. 355-373.

Bowie, E. “Sympotic praise”. Gaia 6, 2002, pp. 169-99.

Bremmer, J. N. “Adolescents, symposion, and pederasty?” In: Murray, O. (ed.). Sympotica. Oxford: Clarendon Press, 1990, pp. 135-48.

Bremmer, J. N. “Pederastia grega e homossexualismo moderno”. In: Bremmer, J. N. (org.). De Safo a Sade. Campinas: Papirus, 1995, pp. 11-26.

Brillante, C. “Charis, bia e il tema della reciprocità amorosa”. QUCC 59, 1998a, pp. 7-34.

Brillante, C. “L’inquietante belleza di Eurialo”. RCCM 40, 1998b, pp. 13-20.

Calame, C. The poetics of eros in ancient Greece. Trad. J. Lloyd. Princeton: Princeton University Press, 1999.

Campbell, D. A. (ed. e trad.). Greek lyric IV. Cambridge: Harvard University Press, 1992.

Campbell, D. A. (coment.). Greek lyric poetry. London: Bristol Classical Press, 1998. [1a ed.: 1967].

Carson, A. Eros, the bittersweet: an essay. Chicago: Dalkey Archive Press, 1998.

Cingano, E. “Entre skolion et enkomion”. In: Jouanna, J.; Leclant, J. (eds.). Colloque La poésie grecque antique: actes. Paris: Diffusion de Boccard, 2003, pp. 17-45.

Davies, M. “Monody, choral lyric, and the tyranny of the hand-book”. CQ 38, 1988, pp. 52-64.

Dover, K. J. “Classical Greek attitudes to sexual behaviour”. Arethusa 6, 1973, pp. 59-71.

Drachmann, A. B. (ed.). Scholia vetera in Pindari carmina. Amsterdam: Adolf M. Hakkert, 1964.

Fearn, D. Bacchylides. Oxford: Oxford University Press, 2007.

Gentili, B. “Aspetti del rapporto poeta, committente, uditorio nella lirica corale greca”. StudUrb (B) 39, 1965, pp. 70-88.

Gentili, B. Poetry and its public in ancient Greece. Trad. A. T. Cole. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1990.

Grenfell, B. P.; Hunt, A. S. (eds.). The Oxyrhynchus papyri, part XI. London: Egypt Exploration Society, 1915.

Harvey, A. E. “The classification of Greek lyric poetry”. CQ 5, 1955, pp. 157-75.

Hubbard, T. K. “Pindar, Theoxenus, and the homoerotic eye”. Arethusa 35, 2002, pp. 255- 96.

Hubbard, T. K. “The dissemination of Pindar’s non-epiniciean choral lyric”. In: Athanassaki, L.; Bowie, E. (eds.). Archaic and classical song. Berlin: de Gruyter, 2011, pp. 347-64.

Irigoin, J. (ed.); Duchemin, J.; Bardollet, L (trad.). Bacchylide. 2ª ed. Paris: Les Belles Lettres, 2002.

Jebb, R. C. (ed.). Bacchylides. The poems and fragments. Cambridge: Cambridge University Press, 1905.

Kirkwood, G. M. (ed., introd., coment.). Selections from Pindar. Chico: Scholars Press, 1982.

Lanata, G. “Sappho’s amatory language”. In: Greene, E. (ed.). Reading Sappho. Berkeley: University of California Press, 1996, pp. 11-25.

Maas, M.; Snyder, J. M. Stringed instruments of ancient Greece. New Haven: Yale University Press, 1989.

Maehler, H. (ed., introd., coment.). Bacchylides. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

Martino, F. de; Vox, O. (coment.). Lirica greca I: lirica dorica. Bari: Levante, 1996.

Olson, S. D. (ed., trad.). The learned banqueters, volume I: Books 1 – 3. 106e. Cambridge: Harvard University Press, 2007.

Olson, S. D. The learned banqueters, volume VI: Books 12 – 13. 594b. Cambridge: Harvard University Press, 2010.

Olson, S. D. The learned banqueters, volume VII: Books 13. 594b – 14. Cambridge: Harvard University Press, 2011.

Page, D. L. (ed.). Poetae melici Graeci. Oxford: Clarendon Press, 1962.

Prado, A. L. A. de A. “Normas para a transliteração de termos e textos em grego antigo”. Clássica 19. 2, 2006, pp. 298-9.

Ragusa, G. Fragmentos de uma deusa: representação de Afrodite na lírica de Safo. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. (Apoio: Fapesp).

____. Lira, mito e erotismo: Afrodite na poesia mélica grega arcaica. Campinas: Editora da Unicamp, 2010. (Apoio: Fapesp)

____. “Entre imagens de prazer e de amizade: Afrodite na elegia grega arcaica”. Clássica 21.1, 2011, pp. 52-70.

____. (org., trad.). Lira grega: antologia de poesia arcaica. São Paulo: Hedra, 2013.

Rawles, R. “Eros and praise in early Greek lyric”. In: Athanassaki, L.; Bowie, E. (eds.). Archaic and classical song. Berlin: de Gruyter, 2011, pp. 139-59.

Slater, W. J. “Symposium at sea”. HSPh 80, 1976, pp. 161-70.

Smyth, H. W. (introd., ed. e coment.). Greek melic poets. New York: Biblo and Tannen, 1963.

Snell, B. (ed.). Pindarus – pars altera: fragmenta. 3ª ed. Leipzig: Teubner, 1964. Snell, B.; Maehler, H. (eds.). Bacchylides. Leipzig: Teubner, 1992.

Stehle, E. “Greek lyric and gender”. In: Budelmann, F. (ed.). The Cambridge Companion to Greek lyric. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, pp. 58-71.

Tedeschi, G. “Solone e lo spazo della communicazione elegiaca”. In: Fabian, K. et alii (eds.). OINHRA TEYXH. Studi triestini di poesia convivale. Torino: Edizione dell’Orso, 1991, pp. 105-17.

Van Groningen, B. A. Pindare au banquet. Les fragments des scolies. Leyde: A. W. Sythoff, 1960.

Vetta, M. “Il P. Oxy. 2506 fr. 77 e la poesia pederotica di Alceo”. QUCC 10, 1982, pp. 7-20.

Voigt, E.-M. (ed.). Sappho et Alcaeus. Amsterdam: Athenaeum, Polak & Van Gennep, 1971.

West, M. L. “Stesichorus”. CQ 21, 1971, pp. 302-14. West, M. L. (ed.). Iambi et elegi Graeci. Oxford: Oxford University Press, 1998. vols. 1-2.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.