Banner Portal
Latim em AVAs: sugestões de atividades
PDF

Palavras-chave

Latim. Ensino. Moodle. Ambientes virtuais.

Como Citar

QUEDNAU, Laura Rosane. Latim em AVAs: sugestões de atividades. Phaos: Revista de Estudos Clássicos, Campinas, SP, n. 14, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/phaos/article/view/9463. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.

PDF

Referências

NÓBREGA, Vandick L. da. A presença do latim. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais – INEP – Ministério da Educação e Cultura, 1962.

ØRBERG, Hans H. Lingua Latina per se illustrata – Pars I: Familia Romana. Newburyport, MA : Focus Publishing, 2003.

ØRBERG, Hans H. et alii. Lingua Latina per se illustrata: latine doceo (guía para el professorado). Granada (Espanha): Cultura Clásica, 2007.

QUEDNAU, Laura R. Ensino de latim: discussão e propostas. Cadernos do Instituto de Letras (UFRGS), Porto Alegre, 2011.

QUEDNAU, Laura R. Resenha de Lingua Latina per se illustrata. Organon (UFRGS), Porto Alegre, v. 29, n. 56, 2014.

RIBEIRO, Elvia Nunes et al. A importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na busca de novos domínios da EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/ tc/4162007104526AM.pdf. Acessado em: 02/10/2013.

SANCHEZ, Fábio (org.). Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância, 2008. São Paulo: Instituto Monitor, 2008.

Al someter textos a PhaoS, sus autores deben ser conscientes de que, si se aprueban para publicación, la revista tendrá sobre ellos todos los derechos de autor pertinentes. Los originales no se devolver. La revista adopta la Licencia de Creative Commons internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.